TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de remuneração existentes

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.024 Palavras (21 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 21

UNASP CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO

Curso de Administração

[pic 2]

Diego Santos de Araújo

Felipe Toledo

Jefferson Patrick Rosa

Johann Frederico Richter Neto

Manuel Nelson Ambrósio

Willian Gregório dos Santos

ENGENHEIRO COELHO

2016

Sumário

1. Introdução (Johann)        3

2. Remuneração (Felipe)        4

2.1. Tipos de remuneração existentes        4

2.2. Modalidades de remuneração        6

3. Principais Sistemas de Remuneração (Jefferson)        9

3.1. Sistema de Remuneração Tradicional ou Sistema Funcional        9

3.1.1. A Modernização do Sistema de Remuneração Tradicional.        10

3.2. Sistemas de Remuneração nas Competências        

4. Remuneração estratégica (Willian)        12

4.1. Formas de Remuneração Estratégica        12

4.1.1. Remuneração Funcional        

4.1.2. Remuneração por Habilidades        

4.1.3. Remuneração por Competências        

4.1.4. Remuneração Variável        

5. Salários (Jefferson)        15

5.1. Tipos de salários        

6. Discussão e Ponto de Vista (Diego)        

7. Conclusão (Manuel)        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1. Introdução(Jhoann)

Depois da revolução industrial e com o avanço tecnológico, o trabalho humano passou a ser uma “matéria prima” indispensável em qualquer empresa.

Durante a II Guerra mundial, houve um grande avanço nos planos de benefícios, pois as necessidades da guerra, trouxeram escassez de bons trabalhadores. Uma vez que o governo federal controlava os aumentos dos salários, os empregadores e sindicatos descobriram novas formas de manter e atrair os funcionários. Eles começaram a oferecer vantagens que não eram controladas pelo governo como pagamento de assistência médica e seguro de vida.

Hoje a concorrência comercial e o foco em melhorias organizacionais, tornou o “salário tradicional” obsoleto e ultrapassado nesse mundo globalizado aonde a competitividade vai além de um bom produto. O cenário econômico atual busca formas vantajosas de obtenção de resultados satisfatórios.

Nunca o trabalho desenvolvido pelo ser humano foi tão valorizado e bem-visto dentro das organizações, no entanto, todo esse valor deve ser demonstrado de alguma forma.

O desafio atual das empresas é desenvolver sistemas de participação em resultados, onde esses resultados devem ser agentes motivacionais com algum retorno para o colaborador. Assim surgem as remunerações, tornando-se importantes ferramentas na gestão das empresas e um grande instrumento de valorização e reconhecimento.

A procura por melhores resultados faz com que a empresa necessite em ter colaboradores motivados, ou seja, conhecer a melhor forma de remuneração faz parte do processo de obtenção de melhores resultados para a organização.

Com o passar do tempo, surgiram vários sistemas e modalidades de remuneração de acordo com a organização e cultura de cada empresa. O presente trabalho tem como objetivo, mostrar e discutiresses sistemas,suas classificações e os tipos existentes que podem ser aplicados em suas diversas categorias, todos em conformidade com o artigo 457 da CLT.

        

2. Remuneração(Felipe)

Segundo Catharino (1994) a palavra remuneração é de origem latina, vem de “remuneration”, do verbo “remuneror”, composto de “re” que dá a ideia de reciprocidade e de “muneror”, recompensar. Remuneração e salário são coisas que andam paralelamente e se assemelham bastante, devido a isso muitos acham que ambas são iguais, porém não é bem assim, segue abaixo a definição de remuneração, e no capítulo 3 a resolução do que é salário, para melhor entendimento.

Segundo Guia Trabalhista (2016) Remuneração é a somatória do salário contratualmente estipulado mensal, por hora, por tarefa etc. Com outros proveitos abrangidos na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras. Ou seja, a modo simples remuneração nada mais é do que o conjunto de retribuições recebidas pelo empregado pela prestação de serviços durante determinado período, de modo a complementar o salário-base.

2.1. Tipos de remuneração existentes

Segundo Âmbito Jurídico (2016) a motivação e a satisfação são fatores extremamente importantes e significativos no dia – a – dia do empregado e que alteram circunstancialmente seu desempenho na organização. Por isso de forma estratégica o empregador deve saber escolher qual o melhor tipo de remuneração a ser usada e seguindo todos os benefícios previstos em lei. Segue a baixo os tipos de remunerações existentes:

  • Remuneração Funcional: conhecido popularmente como PCS (Plano de Cargos e Salários) é um dos sistemas de remuneração mais tradicional entre os existentes e também o mais usual nas empresas em geral. Um sistema de remuneração funcional é composto de: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.
  • Salário Indireto: conhecido popularmente como benefícios oferecidos pelas empresas aos seus empregados, representando muitas vezes, uma parcela considerável da remuneração total. Nos benefícios praticados encontram-se: automóvel, empréstimo financeiro, assistência médica, previdência privada, estacionamento, auxílio-doença, auxílio farmácia, assistência odontológica, auxílio-funeral, aluguel de casa, clube recreativo, transporte, alimentação, creche, cursos em geral e outros. Normalmente, os benefícios são oferecidos aos empregados sem opção de escolha e muitas vezes os benefícios oferecidos pela empresa não agregam valor para os empregados. 
  • Remuneração por Habilidades:a remuneração é paga em função do conhecimento ou habilidades certificadas. Podemos definir a habilidade como o conjunto de conhecimentos que podem ser formalmente aprendidos mais aptidão pessoal, exemplificando: uma pessoa que frequenta um curso de liderança adquirirá conhecimentos sobre o assunto, mas isso não garante que se tornará um líder nato, é necessário que tenha aptidão pessoal para isso.
  • Remuneração por Competências:é mais aplicável aos níveis gerenciais e sua implementação exige mudanças no modelo de gestão e no estilo gerencial, ao mesmo tempo em que funciona como um catalisador dessas mudanças. Esse sistema de remuneração passou a ser interessante em função de diversos fatores, tais como: o crescimento do setor de serviços na economia, aumento da demanda de profissionais qualificados, necessidade de conhecimento intensivo nas empresas em geral, implantação de sistemas mais flexíveis e redução de estruturas hierárquicas rígidas e popularidade do conceito de competência.
  • Remuneração Variável:é o conjunto de diferentes formas de recompensa oferecidas aos empregados, complementando a remuneração fixa e atrelando fatores como atitudes, desempenho e outros com o valor percebido. A remuneração por resultados e participação acionária são duas formas de remuneração variável e estão vinculadas ao desempenho. Os objetivos da remuneração variável são: criação de vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhamento dos resultados da empresa e transformação do custo fixo em variável.
  • Participação Acionária:pode gerar a organização e funcionários, bons resultados a médio e longo prazo, quando bem projetada. É um dos sistemas de remuneração mais complexo e sofisticado do conjunto de remuneração estratégica. Os empregados passam a sentir-se proprietários da empresa, focando uma relação de longo prazo e os mesmos passam a ter um senso de identidade, comprometimento e orientação para resultados. Contudo, é necessário um projeto muito bem elaborado para a implantação de um plano de participação acionária, já que a mesma pode apresentar desvantagens.
  • Alternativas Criativas:são maneiras de remuneração que promovem um vínculo imediato entre o fato gerador e o reconhecimento. O reconhecimento,feedbacke orientação é muito importante, pois existe uma relação muito grande entre a motivação, recompensa e desempenho. Existem quatro tipos de reconhecimento: social (agradecimento público, cartas de reconhecimento, jantares de comemoração e outros), simbólico (passagens de avião, convites para teatro, etc.), relacionado ao trabalho (promoção, participação em projetos especiais, etc.) e financeiro (bônus, ações da empresa, prêmios especiais e outros).A implantação de um sistema de remuneração estratégica ou variada depende da política organizacional de cada empresa, geralmente os programas mais modernos de remuneração são implantados em organizações multinacionais e nas empresas com gestão empresarial profissional e inovadora. Não obstante, além dos tipos de remuneração, estas são subdivididas em modalidades.

2.2. Modalidades de remuneração

Segundo Âmbito Jurídico (2016) as empresas atualmente tratam a remuneração como um meio estratégico, de forma a melhorar o desempenho do dia a dia empresarial. Partindo de uma remuneração estratégica, existem várias modalidades, abaixo as principais modalidades regradas por lei:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (230.3 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com