TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia e Segurança Pública

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

Professor: Ana Maria Pereira Lopes

Disciplina/turma: Toxicologia e Segurança Pública

Semestre: 2018.2

Aluno: Jennifer dos Santos Oliveira

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 2 (AD)

A presente AD objetiva ampliar a reflexão de vocês sobre os capítulos 4 e 5 do nosso Livro Didático. Leia esses dois capítulos, que abordam o problema da favelização, ausência do Estado, e tráfico de drogas. Depois, assista a web conferência que fora colocada na midiateca no último dia 20/08 e desenvolva os textos a seguir. Para cada texto, você deve procurar algumas figuras que ilustrem os mesmos, fazendo articulação das figuras em meio ao texto.

Titulo 1 Condições que levaram a ocorrência da favelização em grandes cidades brasileiras.         Mais figura.

(30 linhas)

A Favelização no Brasil é um processo muito comum que ocorre, tal qual nos países em desenvolvimento, devido ao acelerado crescimento (desordenado) associado aos problemas de planejamento e má gestão dos espaços urbanos. As favelas são resultado das desigualdades sociais e do grande número de pessoas que vivem em condições precárias de vida nas cidades. Tal processo, em termos históricos, foi resultante do chamado “êxodo rural” que, por causa da substituição do homem pela máquina no campo, acarretou na migração em massa de pessoas do campo para as cidades, um reflexo da exclusão social, causadora de problemas como clandestinidade, marginalidade, violência e insalubridade.

Figura 1 - Êxodo rural/favelização.

[pic 1]

Fonte: Google Imagens

 Conforme informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já ultrapassou a marca de 11 milhões de pessoas morando em favelas e moradias irregulares, processo comum nos grandes centros (maiores capitais) como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Recife e São Luís. Merece destaque a “Favela da Rocinha” posto que é a maior favela do Brasil, situada na zona sul do Rio de Janeiro com aproximadamente 70 mil habitantes.

Figura 2 - Favela da Rocinha – maior favela do país.

[pic 2]

Fonte: Google Imagens 

 A favelização é, antes de tudo, um processo. Por sua vez, o resultado da ação de “favelizar” corresponde ao aumento do número de moradias precárias (barracos) em uma determinada região, formando um conjunto habitacional conhecido como "favela". Ela surge em áreas de ocupação irregular (públicas ou privadas) e formam núcleos populacionais densamente povoados. Elas surgem, então, da miséria e das baixas condições de vida da população que, não podendo comprar ou morar de aluguel nas demais regiões das cidades, acaba “invadindo” outros espaços e construindo casas improvisadas, muitas vezes nem concluídas. Algumas favelas são, assim, construídas em locais de riscos, como morros muito altos e encostas, que, durante as chuvas, podem sofrer com deslizamentos de terras e provocar mortes.

Figura 3 - Favela do Camarazal, zona oeste de São Paulo.

[pic 3]

Fonte: Google Imagens

Figura 4 - Peri Alto, zona norte de SP

[pic 4]

Fonte: Google Imagens

 Com o passar do tempo, algumas favelas vão se urbanizando, ou seja, elas recebem das prefeituras condições de infraestrutura, como energia, água encanada, asfalto e esgoto. Mas isso não necessariamente resolve os problemas de miséria da população, bem como os índices de violência e os problemas de tráfico de drogas.

 Portanto, podemos dizer que o processo de favelização revela as consequências das desigualdades socioeconômicas que marcam a produção do espaço e contribuem para a segregação urbana e cultural das classes menos abastadas da sociedade.

Titulo 2

Ausência de Estado (e de políticas públicas) e sobre as decorrências em aumento da criminalidade e tráfico de drogas. Mais figura.

 (30 linhas)

A escalada da criminalidade em Santa Catarina expõe o quanto a cúpula da Segurança Pública terá de trabalhar para devolver aos catarinenses a sensação de segurança que passa longe das maiores cidades do Estado. Execuções – algumas filmadas –, decapitações, torturas, tiroteios, perseguições e assassinatos expõem uma guerra pelo domínio dos pontos de venda de drogas que contribuiu para os recordes negativos de violência.

Figura 1 - Apreensão de drogas e detenção de suspeitos

[pic 5]

Fonte: Corupa FM

 Além disso, outras questões influenciam o aumento da criminalidade, como a ausência de políticas públicas em regiões mais pobres, apontam representantes do Ministério Público (MP-SC) e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Diante do cenário, a sociedade se pergunta até quando vai durar essa guerra de facções? O questionamento, porém, não tem como resposta uma certeza, mas ponderações e argumentos que mostram melhor a complexidade do problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (733.6 Kb)   docx (992.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com