TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  11/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

BIOSSEGURNÇA 5

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI's).............................................5

PRINCIPAIS DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS....................................................7

CONCLUSÃO ............................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Com o impacto de novas tecnologias, o avanço nas pesquisas na área da cosmetologia no Brasil e no mundo, além do aparente acrescimento na área, amplifica-se também os cuidados de higiene que os profissionais devem empregar nos centros de beleza e estética, não só tornando esses espaços mais agradáveis, mas principalmente mais seguras. Esta pesquisa descreve conceitos de biossegurança, riscos biológicos, equipamentos de proteção individual (EPI’s) classificação dos artigos, procedimentos de higienização dos utensílios e das mãos, todos esses relacionados a um centro de estética. Em vista do exposto, a adoção das normal de biossegurança através do referencial que será abordado, auxiliara na segurança dos serviços oferecidos pelo profissional, além de minimizar, controlar e diminuir os riscos de transmissão doenças em âmbito geral da população.

BIOSSEGURANÇA

Percebendo-se a preocupação com a transmissão de doenças durante a rotina de trabalho, condutas de biossegurança são empregadas em hospitais, consultórios odontológicos e vem sendo gradativamente aplicada em salões de beleza e clinicas de estética. Tendo em vista, que cera de 80% a 90% dos acidentes ocasionados com agulhas são responsáveis entre trabalhadores da saúde condutas nesses espaços. A biossegurança ainda tem o proposto de proteger a saúde dos trabalhadores evitando que eles contraiam doenças de pacientes, no local de trabalho ou de materiais biológicos provenientes deles. A seguir serão abordados todos os equipamentos de proteção individual, que devem ser utilizados pelo profissional de estética, durante a realização de limpezas de pele.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI’s)

Touca ou Gorro: o emprego da touca pelo profissional previna contaminação cruzada de paciente/profissional (por micro-organismo ou até mesmo piolho). A touca pode ser utilizada tanto por profissionais como cliente devendo cobrir todo o cabelo. Vale acrescentar que, tanto a touca como a máscara faciais, devem ser descartadas em lixo infectante após o uso.

Jaleco: nos procedimentos de estética facial utiliza-se jaleco, pois poderá ocorrer risco de respingo de material orgânico ou o contado com liquido, o uso do jaleco protege o profissional da exposição a sangue e fluidos corpóreos de respingo de material infectado. Baseando-se nisso a sua utilização evita transmissão de doenças não fazendo o transporte de micro-organismos para outras localidades. Em vista disso, aconselha-se não utilizar o jaleco em outros locais, que não sejam do ambiente profissional, e estes devem ser trocados sempre que apresentarem sujidades.

Máscara: usa-se quando houver risco de respingo em mucosa oral e nasal, protegendo as vias aéreas superiores micro-organismo contido nas partículas aerossóis quando há um excesso de tosse, espirro ou falam vista disso nos procedimentos de estética facial ,o uso desse EPI é de uma suma importância pela proximidade entre cliente e profissional, evitando a contaminação cruzada visa acrescentar que, durante o procedimento não deve-se puxar a máscara para a região do pescoço (pois essa área é considerada contaminada) além de trocar a mesma quando ficar úmida ,no intervalo de cada cliente, e não ser reutilizada. O profissional deve considerar algumas características ao comprar máscaras, as quais devem: a) ser confortáveis; b) ter boa adaptação aos contornos faciais; c) não tocar lábios e a ponta do nariz; d) não irritar a pele; e) não provocar embasamento dos óculos; f) ter boa capacidade de filtração; g) ser descartável.

Óculos de Proteção: é indicado o uso do óculos de proteção afim de evitar de respingo de sangue ou secreções atinjam os olhos do profissional. Outro meio de proteção ocular é o uso da lâmpada lupa durante os procedimentos de extração e drenagem das lesões acne, esta não sendo apenas uma ferramenta de trabalho, mas consequentemente auxiliando na proteção do profissional.

luvas: caracterizam-se pro promover uma boa barreira mecânica para as mãos do profissional e para a pela do cliente .Devem ser usadas quando houver a possibilidade do profissional se contaminar ou entra em contado com o sangue , secreções ,mucosas, tecidos e lesões sobre a pele , as luvas devem ser usadas quando houver a manipulação de artigos ou superfícies contaminados ressalta-se ainda que as mesma não devem ser reutilizadas por perderem sua efetividade na proteção, devendo posteriormente ser descartadas em lixos contaminado. Já relacionando com a estética facial, o uso de luvas se faz necessário, pois o profissional está sempre em contado com a pele do cliente, estando ela integra ou não. Observa-se ainda que o uso das mesma nos procedimento de estética fácil devem ser desde o início dos tratamentos até à finalização dos mesmos, salva quando a pele esteja integra retirando-a após a higienização(extração) para a aplicação de produtos cosméticos e finalização do procedimento. Algumas recomendações que devem ser seguidas para o uso de luvas:

a) Lavar as mãos com água e sabão antes de calçá-las;

b) Colocá-las de forma a cobrir os punhos do avental;

c) Enquanto o profissional estiver de luvas, não deverá manipular objetos como canetas, fichas de clientes, maçanetas, ou qualquer objeto que esteja fora do seu campo de trabalho, a não ser com o uso de sobre luvas;

d) As luvas deverão ser retiradas imediatamente, após o término do tratamento do cliente;

e) Deverão ser removidas pelo punho, evitando tocar na sua parte externa, conforme mostra a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com