TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 3

FACVLDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO: DIREITO TARDE

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

PROF.: RICARDO VIANA MAZULO

CAMILA FARIAS FERNANDES

INDIANA KATRINE DE ARRUDA MIRANDA

LILIANN RODRIGUES CARVALHO

MARÍLIA BRITO MIRANDA

TRABALHO

PARNAÍBA-PI

2014

TRABALHO

  1. Fale detalhadamente sobre a preferência gerada pela penhora.

R: A preferência gerada pela penhora diz-se respeito à prioridade na ordem da satisfação do crédito, ou seja, o credor que primeiro penhorou o bem, terá preferência sobre este na dissolução da dívida. Outro aspecto importante a ser ressaltado é que, para que a preferência seja garantida ao credor, não basta que haja o simples registro, mas sim realização perfeita e acabada da penhora. Contudo, este direito à preferência não é absoluto, há duas exceções que relativizam esta garantia: a primeira está relacionada ao caso de insolvência, pois diante dessa situação deixa de existir a ordem preferencial; e a segunda exceção trata de eventual garantia que haja sobre o bem, pois neste caso a ordem respeita o eventual garantidor.

  1. Qual a competência para a execução de honorários de advogado (profissional liberal) contra o cliente? Explique.

R: A competência para a execução de honorários de advogado é da justiça estadual (justiça comum ou juizado especial cível). Esta afirmativa está disposta na súmula 363 do STJ - Superior Tribunal de Justiça, que disciplina a competência de ajuizamento de ação de cobrança de profissional liberal contra cliente. Diante desta súmula não se admite ação de cobrança de honorários advocatícios perante a Justiça do Trabalho.

  1. É possível o sócio responder em uma execução, de forma secundária, por dívidas da sociedade? Explique.

R: De forma secundária sim. O Código de Processo Civil afirma que a regra é que os bens particulares do sócio não sejam executados, todavia, já aborda em seu texto legal que poderá haver exceções previstas em lei. As exceções que obrigam o sócio a dispor de seus bens são: quando o sócio tiver agido com excesso de poderes, infração à lei ou contra o estatuto, ou na hipótese de dissolução irregular da empresa.

  1. É cabível a fixação de honorários advocatícios na fase de cumprimento de sentença? Explique.

R: É possível sim a fixação de honorários advocatícios na fase de cumprimento da sentença. Todavia, segundo posicionamento do STJ – Superior Tribunal de Justiça, somente haverá essa possibilidade quando o condenado não efetuar o pagamento de quantia certa ou já fixada na liquidação, no prazo de pagamento voluntário determinado pelo art. 475-J, caput, CPC (quinze dias).

  1. Quais os requisitos para a caracterização de fraude de execução? Explique, com a indicação de eventuais exceções.

R: São três os requisitos que configuram a fraude de execução. O primeiro é a existência de uma ação de execução ou ação reipersecutória com citação cesso de execução. Pode-se configurar como exceção ao requisito se, mesválida, ou seja, quando o citado de desfaz dos seus bens no sentido de frustrar o promo antes da citação válida, o devedor já soubesse do processo, ou se houvesse, antes da citação, informação aos terceiros através de averbação em cartório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com