TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Alunos: João Felipe de Mello Alencar; Mateus Oliveira

Resumo Critico do texto: Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social.

As questões a respeito das políticas ambientais, vem cada dia mais ocupando o cenário mundial, tentando gerar mecanismos para minimizar as alterações no sistema climático.

Diante dessa reflexão, busca-se alcançar um equilíbrio, que também foi discutido no Rio + 20, que é o desenvolvimento sustentável com a erradicação da pobreza.

Vários fenômenos sociais ocorrem com o passar do tempo, exemplo, crescimento populacional, revolução tecnológica, trazendo com isso uma evolução na produção de resíduos, agregando até resíduos sintéticos. Como a população vem crescendo de modo assustador, e não é encontrada uma destinação sanitária ambientalmente adequada, sendo os resíduos depositados em locais a céu aberto, não havendo com isso uma política estatal que controle os depósitos de lixos.

Os meios adequados para depósitos de lixos urbanos não são bem difundidos, por exemplo, os aterros sanitários, incineração e talvez o modo mais importante a reciclagem, meio no qual o governo deveria incentivar.

Dois modos utilizados no Brasil como eliminadores de resíduos urbanos são a incineração que causa grande poluição atmosférica, por não existir o uso de equipamentos adequados e o outro modo utilizado é o aterro sanitário, essa decomposição por meio de aterros além de gerar o chorume que é muito prejudicial ao meio ambiente, tornando terras improdutivas, traz com ele grande emissão de metano.

Os resíduos sólidos não trazem apenas impactos ambientais, oferece também riscos à saúde humana, não só através de lixões ativos, mas também dos abandonados, sendo as áreas próximas a aterros inabitáveis, devido ao seu grande nível de toxinas, aumentando a possibilidade de se adquirir doenças.

Importante também é destacar o papel do profissional que está diretamente envolvido com a manipulação desses resíduos, sendo outro que está condenado a sofrer, já que em sua grande maioria, não contam com medidas de prevenção mínimas, se tornando claro quando olhamos a atividade exercida por catadores de lixo, que vive em condições insalubres, aonde não existe o mínimo de proteção.

Apesar dos catadores de lixo serem os mais propícios a enfrentarem efeitos colaterais, eles realizam uma das atividades mais importantes, que é a reciclagem, aonde mesmo sem políticas públicas claras, eles se reúnem em cooperativas evitando o acumulo de resíduos em aterros.

Mesmo com todas reuniões focadas em resolver os problemas dos resíduos no Brasil, ainda se tem feito muito pouco, já que a tendência nacional é crescer a população e com isso os resíduos. Até a presente data não existe previsão de regulamentação dos trabalhos dos catadores de lixo, para apoia-los, com criação de políticas, para que essa categoria passe a ser valorizada, pois realizam um meio muito importante de se dar finalidade a resíduos urbanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (342.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com