TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fichario de Filosofoia

Por:   •  17/4/2016  •  Ensaio  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Fatepi

Disciplina: Trabalho de CiÊncia Politica e Teoria Geral do Estado

Professor: Leonardo Evangelista

Curso: Direito 1ª bloco

O Poder Político

Teresina 01/04/2016

Capitulo 5ª o poder político

É poder moderador que obriga os indivíduos a fazer alguma coisa, e seu objetivo maior deve ser o bem publico, todo poder publico visa  bem comum de todos os cidadãos, e quando o direito dos indivíduos não visa o bem público, são desrespeitados juridicamente e moralmente é apenas a força a violência de homens governando. O poder político é coercitivo os  índividuos são obrigados a seguirem os padrões determinados pela estado.

Nas democracias clássicas essa vontade é a que os governantes, escolhidos pelo povo, realizam, de acordo de acordo co a contituiçao , o que eles próprios entendem por bem publico.

Nas monocracias ou ditaduras é a vontade dos governantes sem a obediência a qualquer constituição ou lei elaborada pelo povo através de seus representantes

Causa do poder

 Deus é causa primaria de todas as  coisas, com exceção do mal, e tudo emana da essência divina.

 O poder personalizado

Diversos fatores teriam  determinado a evolução para a s fase imediatamente superior,a do poder personalizado, o seu exercício por um órgão especifico, quer seja uma pessoa, quer seja um grupo de pessoa. Exemplo mais comum é um grupo de caçadores de animais em determinados localização geralmente iria a frente quem tem mais conhecimento do território, clima, habilidade geralmente era escolhido ou assumia uma autoridade natural e transitória para que os demais também conseguissem sucesso.

O poder institucionalizado existe quando há uma estrutura organizada para cumprir a função social do poder e quando essa estrutura obedece a normas preestabelecidas, independentemente da vontade própria dos que exercem o poder, assim na fase institucional o poder volta a massa dos indivíduos e suas normas por eles editadas ou aprovadas e viram leis para todos.

Assim como é de natureza do homem viver em sociedade,e exige  o poder, é de natureza do homem desejar e obedecer ao poder, alguns exercem o poder e a maioria obedeceria é que os autores denominam de causas do poder ou melhor condições do poder.

A linguagem do poder

A linguagem cotem sob a forma latente todos os poderes que nela acumulou a experiência dos séculos todas as idéas todos sentimentos todas esperanças que comoveram a consciência humana. Toda nossa tradução historia esta na linguagem as palavras tradicionais são mais poderosas e mais belas.

No direito político dos povos civilizados os princípios fundamentais , todo poder emana do povo e em seu nome era exercido, todos são iguais perante a lei, ninguém pode ser obrigado a fazer alguma coisa senão em virtude da lei. (Constituição Brasileira de 1967 , art 150)

Na orbita da vida civil em sentido restrito os preceitos devem ser igualmente concisos e precisos ‘ninguém  se escusa de cumprir a lei alegando que não a conhece (Código Civil art 3ª)

A corrupção da linguagem é um sinal de todas as outras corrupçoes, ela deve ser o corpo do pensamento e não usar das palavras para controlar ou manipular.

Há os que escravizam as coisas e ignoram o espírito facilmente se escravizam a palavra, pois falam muito e pensam pouco, oque é pior usam das palavras para esconder pensamentos e induzir os outros a falsas apreciações e falsas opnioes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com