TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar

Por:   •  13/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE GRADUÇÃO EM DIREITO

GUILHERME VELAME

GUSTAVO AGUIAR FERNANDES

MARIANA SILVA MOURA

MARINA BRAMONT BASTOS

MATEUS SANTOS DA SILVA

PEDRO HENRIQUE DE SOUZA PEIXOTO

UNIVERSIDADES: Origem, Importância e Acessibilidade


GUILHERME VELAME

GUSTAVO AGUIAR FERNANDES

MARIANA SILVA MOURA

MARINA BRAMONT BASTOS

MATEUS SANTOS DA SILVA

PEDRO HENRIQUE DE SOUZA PEIXOTO

UNIVERSIDADES: Origem, Importância e Acessibilidade

Trabalho apresentado junto ao curso de Direito da Universidade Católica do Salvador, à disciplina de Iniciaçação à Vida Universitária, como requisito parcial da Unidade II.

Orientador(a):Professor Darius Quadros


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 O QUE É UMA UNIVERSIDADE?......................................................................... 04

3 QUAL A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE PARA A FORMAÇÃO DA PESSOA?................................................................................................................. 05

4 POR QUE AINDA EXISTEM TÃO POUCAS PESSOAS COM ACESSO À UNIVERSIDADE?..................................................................................................... 06

5 CONCLUSÃO........................................................................................................ 07

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 08


1 INTRODUÇÃO

O trabalho em questão tem por objetivo analisar temas envolvendo a universidade, mostrando sua origem, sua atuação na formação de pessoas e os problemas envolvendo a acessibilidade.

Antes de tudo é preciso entender qual a origem das universidades, como é organizada e suas funcionalidades. Além disso, como está integrada a sociedade, já que elas, além de ensinar, são responsáveis por integrar o aluno ao mundo que o engloba. Daí surge a importância de sua existência, pois ensina os alunos a produzirem pensamento crítico (além das matérias referentes ao curso) e colocarem tudo isso em prática em seu cotidiano.

A partir disso é importante se preocupar com os problemas envolvendo a acessibilidade a esse espaço, sobretudo no que diz respeito às pessoas de baixa renda, pois sem isso a população se torna menos crítica e passível em relação aos problemas sociais enfrentados diariamente.

.

2 O QUE É UMA UNIVERSIDADE?

Uma das primeiras Universidades que surgiu no mundo segundo pesquisadores, foi a Escola de Escribas Sumérios Eduba, por volta de 3500 a.C., porém apesar desses   conhecimentos, a Universidade foi apenas reconhecida durante o Século V com a Universidade de Nalanda que tinha como principais cursos a Filosofia, Matemática, Astrologia, Teologia, Anatomia. E em 1088, na Itália surgiu a primeira universidade da Europa com os seguintes cursos de graduação: Teologia, Medicina e Direito.

  Relatado então tais conceitos históricos, abordaremos agora então questões mais atuais a respeito da Universidade. Podendo ser apresentada como um órgão público ou privado, a Universidade tem o papel de preparar o indivíduo a nível superior para que o mesmo possar atuar no mercado de trabalho com melhor eficácia, trazendo também para ele uma melhor remuneração, podendo também seguir ramo científico, e os métodos de ensino dela é caracterizado teórico e prático. A bancada organizadora de uma universidade é composto de professores, alunos e funcionários que exercem seus devidos papeis de atuação.

  Um dos requisitos para poder entrar nas Universidade, é que é preciso ter o ensino básico completo (nível fundamental e médio) e fazer o vestibular que nada mais é que uma prova de conhecimentos gerais da instituição que se deseja fazer parte. Além dos vestibulares, o Governo disponibiliza outro meio de porta de entrada às Universidades que é o Enem, que garante a todos a oportunidade de entrada nessas universidades, apesar de não ser um sistema justo.

  As universidades dão aos alunos uma série de ensinos, de pesquisa e de extensão, que servem de ajuda a comunidade, e que devem oferecer quatro ou mais programas de graduação, devendo conter assim um mínimo de um terço de mestres e doutores já que quanto mais tempo de contribuição tiverem os professores, é mais provável que passem mais conhecimentos e experiências e tendo em vista que seus maiores objetivos é a construção de bons profissionais.

  Percebe-se então depois das análises, que a Universidade não é composta apenas de matérias e aulas, é nelas também que os alunos interagem de certo modo com a sociedade e diversas culturas, costumes. Ajudando assim, no conhecimento do profissional para que ao exercer sua profissão possa ter bases sociais adquiridas na sua graduação.

3 QUAL A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE PARA A FORMAÇÃO DA PESSOA?

A universidade exerce papel fundamental na sociedade e não está acima dela nem desconectada a ela; estão intimamente ligadas. Ela não é absoluta nem incontestável.

  As universidades existem para gerar o conhecimento, produzir pensamento crítico, além de desenvolver cidadãos, profissionais e lideranças intelectuais. A questão aqui é que essas funções operam subjetivamente, isto é, são realizadas, mas variam de acordo com a época e a sociedade em que a universidade está inserida. Em certa medida, cada período histórico, cada sociedade e cada Estado têm a universidade que podem ter, por mais que a instituição universitária, tenha autonomia e possa, justamente por isso, operar com alguma liberdade em relação às circunstâncias histórico-sociais que lhe servem como alicerce. É por isso que há determinados períodos em que as universidades passam por uma “crise”, uma fase de reestruturação da produção do conhecimento e organização dos saberes, pois a explicação do mundo, nos hábitos e comportamentos intelectuais, no modo de trabalhar e conceber o trabalho mudam de acordo com o contexto histórico-cultural no qual a universidade está inserida. Ou seja, a realidade do mundo reflete nos ideais das universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com