TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Método Cientifico

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho para a avaliação parcial na disciplina de elaboração do trabalho científico, professora da disciplina, Lia Mara da Silva Alves.

Resenha Capítulo 10 do livro Fundamentos de Metodologia Científica:

LAKATOS, Eva Maria ; MARCONI, Marina De Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Marina de Andrade Marconi é uma antropóloga e pedagoga brasileira. Marina é graduada em Pedagogia e História e doutora em Antropologia. Lecionou na UNESP e na PUC-Minas. Foi professora de Sociologia e Metodologia Científica em cursos de graduação e pós-graduação. Está entre as principais teóricas brasileiras da metodologia científica aplicada às ciências humanas, área na qual publicou diversos livros, entre suas principais obras está Metodologia Científica para o curso de Direito

e Fundamentos de Metodologia Científica (em co-autoria com Eva Maria Lakatos).

Eva Maria Lakatos foi uma socióloga da administração. Eva era graduada em Química e Letras e pós-graduada em Farmácia. Mestre e Doutora em Direito, Doutora em Cinema e livre-docente em Sociologia, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi Presidente. Foi professora de Sociologia e Letras em cursos de graduação e pós-graduação.

A primeira edição da obra Fundamentos de metodologia científica, de Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, foi lançada em 1985, a mesma tem como principal objetivo sanar a necessidade de um auxílio para estudantes na elaboração de trabalhos científicos. A obra abrange diversos tópicos, e possui uma sistematização que concede ao leitor a facilidade de encontrar o conteúdo desejado, sem se perder em meio a temas que não o interessam.

Para Lakatos o projeto é necessário para que em determinada altura da pesquisa o investigador não se sinta perdido em meio à tantos dados que foram coletados, sem saber como explorá-los adequadamente. Na etapa de projeto, tudo é fundamental para que a pesquisa seja bem sucedida, a escolha do tema, a demarcação dos objetivos, a metodologia a ser usada, a coleta, análise e interpretação dos dados, tudo isso para a elaboração do relatório final.

Ao fazer o projeto de pesquisa deve-se atentar às seguintes perguntas: o quê? por quê? para que e para quem? onde? como, com quê, quanto e quando? quem? com quanto?. Tais perguntas serão cruciais para obter um bom resultado no projeto de pesquisa. A obra nos mostra elementos para o desenvolvimento do projeto. É imperativo que o investigador faça um estudo preliminar acerca do tema escolhido, caso já tenha disponível uma pesquisa que se adeque aos mesmos padrões será incluída como uma “revisão da bibliografia”. Posteriormente, é plausível elaborar um projeto de pesquisa, integrando diferentes elementos em quadros teóricos e aspectos metodológicos adequados, expandindo e relacionando os quesitos do projeto. Por fim, elabora-se o projeto definitivo, que é a forma mais aprofundada, explanando rigor e precisão metodológicos.

No livro de Lakatos e Marconi é estabelecida uma estrutura de projeto, nela são citadas as mesmas perguntas falamos ao decorrer deste texto: o quê? por quê? para que e para quem? onde? como, com quê, quanto e quando? quem? com quanto?. Na apresentação (quem?), é feita a capa, onde é citado a instituição, o título da pesquisa, o coordenador, e o local e a data que foi feita a pesquisa. Objetivo (para quê? para quem?). Justificativa (por quê?). Justificativa (por quê?). Metodologia (como? com quê? onde? quanto?). Delimitação do Universo (descrição da população). Embasamento Teórico (como?). Cronograma (quando?). Orçamento (com quanto?). Instrumento(s) de Pesquisa (como?). E por fim, a Bibliografia. As autoras vão mostrando tópico por tópico ao decorrer do capítulo como fazer em cada uma das etapas citadas, facilitando o estudo do leitor e dando as coordenadas necessárias para o desenvolvimento de uma pesquisa com todos os elementos primordiais.

Na obra também é citado o pré-teste, após o investigador terminar todas as etapas necessárias para o projeto de pesquisa, ele se vê tentado a iniciar a pesquisa. Porém é extremamente imprescindível que haja um contato com um entrevistado que poderá lhe dizer se aquele projeto está adequado a sua linguagem, se responde a suas perguntas. Por isso é de suma importância que o pré-teste seja feito, para que nada passe despercebido e passe uma maior segurança e credibilidade para o projeto final. Por fim temos a estrutura do relatório, depois de todas as correções feitas, os resultados estão prontos para serem produzidos que é o relatório de pesquisa.

O capítulo 10 aborda as técnicas e orientações necessárias para uma pesquisa bem elaborada e para que o investigador obtenha êxito. A linguagem leve e cotidiana permite ao leitor uma boa interpretação e entendimento sem ser necessário a todo momento estar consultando o dicionário, isso facilita o estudo a qualquer tipo de público interessado em redigir uma pesquisa. Com a utilização de tópicos, e em seguida a explicação dos mesmos torna a leitura mais agradável e explicativa, sem deixar o leitor com dúvidas ou até perdido. A conclusão do capítulo é dada quando o leitor compreende e põe em prática todos os ensinamentos e procedimentos que foram apresentados, fazendo com que o mesmo obtenha sucesso em sua pesquisa. A leitura é indicada para aqueles que em algum momento pretendem iniciar uma pesquisa.

Fichamento:

LAKATOS, Eva Maria ; MARCONI, Marina De Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

“O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Esta necessita ser planejada com extremo rigor, caso contrário o investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou até desconhecendo seu significado e importância.” (p.198)

…………………………………………………………………………………………………

“Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, fixação dos ob- jetivos, determinação da metodologia, coleta dos dados, sua análise e interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com