TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Oriente Médio

Por:   •  13/7/2016  •  Artigo  •  8.720 Palavras (35 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

THIAGO RODRIGUES DE LIMA

DA CONJUNTURA INTERNACIONAL DO ORIENTE MÉDIO

MARINGÁ

2016

THIAGO RODRIGUES DE LIMA

DA CONJUNTURA INTERNACIONAL DO ORIENTE MÉDIO

Artigo apresentado como requisito para avaliação bimestral da disciplina de Direito Internacional, do curso de Direito ministrado pelo Professor Luiz Alberto Araújo.

MARINGÁ

2016

INTRODUÇÃO

        Nos últimos anos, o Oriente médio foi palco de inúmeros acontecimentos que mudaram não só a história da região em estudo, mas do mundo. Região de suma importância, é onde se encontram as maiores reserva de petróleo do mundo, e esse, aliado à Guerra Santa são um dos motivos para que essa região receba destaque mundial em torno de sua história.

        Dai o nosso empenho em aprofundar um estudo do tema, ampliando os pontos principais de sua vasta história.

        O presente trabalho procurou abordar como as guerras e os conflitos na região afetou, e ainda afeta a vida dos milhões de habitantes da área.

        No primeiro capítulo, analisam-se o contexto histórico do Oriente Médio, como a região fora formada e como vivem seus habitantes.

        O segundo capítulo abordará um dos principais, senão o principal acontecimento da região em estudo, A guerra do Golfo, um conflito que mudou os rumos do Oriente Médio e sua relação com a civilização ocidental. O capítulo ainda abordará os acontecimentos que antecederam o 11 de Setembro de 2001 e como a intolerância religiosa afeta a todos nós

        E por fim, o último capítulo analisará a relação conturbada de Israel com a Palestina e como uma pequena faixa de terra importante para dois povos se transformou num dos maiores e mais longos embates dos últimos tempos.

1. ASPECTO HISTÓRICO

        A região do Oriente Médio também é conhecida como Oriente Próximo ou Sudoeste da Ásia. Limita-se a oeste com o Mar Vermelho, a leste com o Paquistão, ao sul com o Oceano Índico e ao norte com o Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Armênia, Azerbaidjão, Geórgia, Turcomenistão e Tadjiquistão.

        Formada atualmente por 15 países independentes, é uma importante região estratégica que sempre foi muito disputada ao longo dos últimos milênios, por ser rota de passagem entre Europa, Ásia e África. Impérios como o Persa, Greco-Macedônio, Romano, Muçulmano, Turco, Russo, Britânico, além de França e Estados Unidos, disputaram o domínio de tal região ao longo dos tempos.

        Antes de falar um pouco sobre a sua História, é necessário apontar algumas características naturais presentes no Oriente Médio. Seu relevo, por exemplo, é formado por planaltos que dominam a região como o Planalto da Arábia, Planalto do Irã e Planalto da Anatólia.

        Já as planícies são localizadas nas regiões próximas aos rios e às áreas litorâneas e possuem grande densidade demográfica, como a Planície da Mesopotâmia, no Iraque. Também existem áreas montanhosas possuindo as maiores altitudes da região como os Montes Zagros e Montes Elburz, no Irã.

        Apresenta uma hidrografia pobre, e escassa devido à maior parte da região ser árida. Seus principais rios perenes são o Tigre e o Eufrates (Iraque) além do Jordão (Israel, Cisjordânia, Jordânia e Síria).Vale lembrar que a maior parte dos rios é temporária.

        São países onde a maior parte da população vive nas cidades, possuindo uma grande variedade étnica e religiosa. O Oriente Médio é o lugar onde nasceram três importantes religiões monoteístas no caso o cristianismo, judaísmo e islamismo.[1]

        Infelizmente a convivência delas em vários momentos é bastante complicada e tensa, chegando a ser conflituosa mesmo. Com exceção de Israel e do Líbano, todos os outros países são de maioria islâmica, como é o caso do Iraque.         

        Entretanto, diferentemente de outros Estados do Oriente Médio, que são de maioria sunita, o Iraque é de maioria xiita[2]

        Trata-se absolutamente de uma área que sofre grandes interferências das potências mundiais como Estados Unidos da América, Rússia, França e Reino Unido devido a sua posição geográfica e às vastas reservas de petróleo, que alguns países do Oriente Médio possuem.

        Cada um dos países do Oriente Médio foi formado como produtos da modernidade e do impacto de pressões externas, desde os tempos coloniais até os dias atuais, principalmente após a Guerra Fria.

        Os 15 Estados que formam o Oriente Médio são:

        Egito: Berço de uma das mais importantes civilizações da antiguidade, é o país das pirâmides, dos hieróglifos e dos faraós. Grande parte de seu território, no nordeste da África, é tomada por desertos. Depende do Rio Nilo, que garante o abastecimento de água e energia elétrica, que possibilita ao longo de suas margens, a agropecuária. Governo república parlamentarista. Economia: pesca, agricultura: cana-de-açúcar, tomate, arroz e trigo. Pecuária: ovinos, caprinos e búfalos. Minérios: petróleo, fosfato e gás natural. Indústria: petrolífera e têxtil. Religião: maioria muçulmana.

        Chipre: O Chipre é palco há décadas de um conflito grego-turco que leva à divisão do país entre a parte grega - situada ao sul - e a auto-proclamada República Turca do Norte do Chipre (RTNC). Governo: república presidencialista. Economia: pesca, agricultura: cevada, batata, uvas azeitona, trigo e laranja. Pecuária: ovinos, caprinos e suínos. Minérios: gipsita, bentonita e mármore. Indústria: alimentícia, vestuário, farmacêutica e cimento. Religião: muçulmanos e cristãos de várias correntes

        Irã: O Irã é o principal foco de expansão do islamismo no mundo desde a revolução xiita que tomou o poder no país 1979. Governo: república presidencialista. Economia: pesca, agricultura: trigo, beterraba, cevada, batata, melancia e cana-de-açúcar. Pecuária: ovinos, caprinos e bovinos. Minérios: petróleo (um dos maiores produtores do mundo), gás natural, gipsita, magnesita e carvão. Indústria: petrolífera, têxtil, alimentícia, e equipamentos de transporte. Religião: muçulmana

        Iraque: Grande parte do território do Iraque fica no vale dos rios Tigre e Eufrates. Governo: república presidencialista. Economia: pesca, agricultura: tomate, cevada, tâmaras e melancia. Pecuária: ovinos, caprinos e bovinos. Minérios: petróleo, fosfato, gás natural e gipsita. Indústria: petrolífera, química, produtos plásticos de carvão e borracha, alimentícia, metalúrgica e têxtil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.4 Kb)   pdf (346 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com