TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psicologia

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Há uma desenvoltura por trás do trabalho do psicólogo dentro do poder judiciário, levantando a questão de que as pessoas que vão procurar seus direitos na Defensoria Pública, quando direcionadas para um proficional da psicologia acreditam que terão, com este proficional, a respostas de como deve reagir, como gerenciar as relações do cotidiano.

         Observando a junção da psicologia para auxiliar as questões impostas para o Direito há um objetivamento de desafogar o trabalho que o judiciário tem, levantando ao pensamento de que, as pessoas que são encaminhadas para um psicólogo decorrente do encaminhamento de um defensor público estariam sendo enviadas para a resolução do problema do cidadão.

        A Defensoria Pública exerce importante trabalho social, pois é a partir dela que pessoas sem recursos suficiente adentram ao judiciário para buscar a efetivação ou sanar os vícios que seu direito tenha. E também é através dela que são encaminhadas para outras áreas nos casos que a Defensoria Pública não é competente, nos casos em que necessitam de acompanhamento psicológico.

        Sendo assim a Defensoria Pública acaba por atender um público alvo, um grupo específico de pessoas que não tem capacidades financeiras para procurar assistência jurídica privada, um grupo fragilizado da sociedade. Tendo a psicologia aqui o papel de trabalhar as frustações, as expectativas dos cidadãos que procuram a assistência deste órgão.

        A psicologia, hoje, está diretamente ligada ao Direito, no âmbito dos aspectos das relações entre pessoas e nos casos dos processos que envolvem a questão do dano moral e questões ligadas ao subjetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com