TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico, apresentado a Universidade UNIP

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

RICARDO GOMES DE SOUSA

IGUALDADE

RICARDO GOMES DE SOUSA

R.A.: C61931-0

IGUALDADE

Trabalho acadêmico, apresentado a Universidade UNIP, apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota no curso de Direito.

Orientador: Prof. Dr. Mário Luiz Guide.


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        FICHAMENTO DO TEXTO        

2.1        Glossário        

2.2        Partes do texto        

2.2.1.        Igualdade e liberdade        

2.2.2.        Igualdade e justiça        

2.2.3.        As situações da justiça        

2.2.4.        Os critérios de justiça        

2.2.5.        A regra de justiça        

2.2.6.        A igualdade de todos        

2.2.7.        A igualdade diante da lei        

2.2.8.        A igualdade jurídica        

2.2.9.        A igualdade das oportunidades        

2.2.10.        A igualdade de fato        

2.2.11.        O igualitarismo        

2.2.12.        O igualitarismo e seu fundamento        

2.2.13.        Igualitarismo e liberalismo        

2.2.14.        O ideal da igualdade        

2.3        Idéia central do autor        

3.        CONCLUSÃO        

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

        

        


  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho aborda o texto de igualdade e liberdade de Norberto Bobbio onde esses termos sempre andam juntas nas reivindicações da população por condições melhores para a própria sobrevivência no mundo globalizado.

Bobbio também explica que a igualdade relaciona-se com a Lei e assegura que em todas as Constituições há sucessivamente um conceito de como todos os homens são iguais perante a lei, ou, a lei é igual para todos, e põe que “Apesar de sua universalidade, também esse princípio não é de modo algo claro, tendo dado lugar a diversas interpretações.” Além disso, Bobbio separa que todos de uma sociedade precisam ter a probabilidade de sair a partir de um ponto comum, para que a desigualdade seja o órgão usado na busca da igualdade. Também defende que a linguagem comum reconhece a conexão entre as duas importâncias de justiça e de igualdade, falando respectivamente de preço justo, salário justo, de indenização justa e de pena justa para uma sociedade que possa viver em harmônia.


  1. FICHAMENTO DO TEXTO

  1. Glossário

        Perene - adj. m+f (lat perenne1 Que dura muitos anos. 2 Que não tem fim; eterno, perpétuo. 3 Incessante, ininterrupto, contínuo. 4 Bot: Diz-se do vegetal que vive vários anos ou dá folhagem que se conserva o ano inteiro. 5 Diz-se dos rios permanentes, onde os há periódicos. Antôn: passageiro, acepção 3; interrompido.

        Acoplado - adj. (parte de acoplar) Unido, ligado, engatado.

        Ambiguidade - gwis.f. (lat ambiguitate1. Gram: Anfibologia, obscuridade das palavras ou expressões, que pode causar várias interpretações (abolido pela N. G. B.). 2. Dúvida, incerteza, irresolução. Antôn: clareza, precisão, certeza.

        Proposição - s.f. (lat propositione1. Ato de propor, de submeter a exame ou deliberação; proposta. 2. Aquilo que se propõe. 3. Discurso ou frase. 4. Gram: Expressão de um ou mais pensamentos por meio de palavras; oração. 5. Asserção, máxima, sentença. 6. Ret: Primeira parte de um discurso ou de um poema onde se apresenta e expõe o assunto de que se vai tratar. 7. Mat: Enunciado de uma verdade demonstrada ou que se quer demonstrar ou de uma questão que se pretende resolver; teorema. 8. Lóg: Expressão em que se afirma ou se nega alguma coisa de um sujeito. P. alternativa: a que apresenta duas partes opostas, das quais uma deve ser necessariamente admitida. P. determinativa: a que determina outra ou parte desta. Pdireta, Lóg: qualquer proposição considerada por oposição à que resulta da inversão dos seus termos. P. disjuntiva, Lóg: proposição com dois atributos, dos quais um há de convir necessariamente ao sujeito, com exclusão do outro. Pidêntica, Lóg: proposição com atributo implícita ou explicitamente idêntico ao sujeito. P. imperativa: aquela cujo verbo está no modo imperativo. P. implícita: a que contém num só termo o sujeito e o predicado. Ex: Comprou os livros? Não. (O não representa a proposição implícita, que assim se completa: Eu não comprei os livros.) P. indefinida, Lóg: proposição geral que convém a todos os seres da mesma espécie. P. individual, Lóg: aquela em que o atributo é afirmado por um só objeto que o sujeito pode designar; proposição singular. P. inversa, Lóg: aquela cujos termos estão invertidos em relação aos de outra proposição. P. maior, Lóg: a primeira das antecedentes no silogismo. P. malsoante, Lóg: a que parece contrária à sã doutrina. P. menor, Lóg: a segunda do silogismo; aquela em que se afirma que o sujeito da conclusão entra na extensão do meio-termo. P. particular, Lóg: a que só se aplica a alguns indivíduos e não a todos da mesma espécie. P. relativa: aquela que é encabeçada por pronome relativo, sem preposição ou com ela. P. simples: aquela que contém uma só afirmação: O universo é infinito. P. singular: o mesmo que proposição individualP. sintética, Lóg: aquela cuja certeza se baseia na identidade dos conceitos. P. temerária, Lóg: a que leva a induções contrárias à verdadeira doutrina. P. universal, Lóg: aquela em que o atributo é afirmado da universalidade de objetos que a palavra que serve de sujeito pode designar. Proposições contrárias, Mat: aquelas em que a hipótese e a tese de uma são a negativa da hipótese e tese da outra. Proposições diversas ou proposições recíprocas: a) Lóg: aquelas em que o sujeito de uma se converte em atributo de outra e vice-versa; b) Mat: aquelas em que a hipótese da primeira se converte em tese da segunda e vice-versa. Proposições fundamentais, Mat: axiomas, definições e postulados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com