TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Contestação

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Presídio como Instituição Social

          O que o define como uma instituição, é o fato dele ser fruto de uma convenção ou contrato social estabelecido tacitamente pelos indivíduos entre si, o que as torna alheias à vontade particular, ou seja, o que está submetido, sendo dispensável explicações ou menções a respeito.

           Presídio como instituição tem em seu “corpo” existencial cinco características que o define de fato como uma instituição, são elas;

          A Exterioridade, que se trata de regras criadas antes mesmo do nascimento do indivíduo que ali se faz necessárias estar, que independe de sua vontade ou gosto, ou seja, ele é obrigado a cumpri-las. O indivíduo nasce e já existe o sistema penitenciário, sendo ele obrigado a se adaptar a ele, e não mudar o sistema para que ele se adapte.

           A Objetividade, que é o seu caráter real e necessário inalienável, e de fato todos admitem que ela exista, e que existe de uma maneira determinada e inquestionável, sendo ela reconhecida como importante para a sociedade e aceita por ela. Desde o inicio da sociedade se faz necessário o sistema penitenciário, uma forma de cobrar e punir o indivíduo que por desvios pessoais ou não, lesão a outrem ou a sociedade, diretamente ou indiretamente. O presídio sempre foi aceito e visto como necessário para fins distintos como, cobrar, punir, separar do convívio social aquele que apresenta risco a sociedade ou ao bem comum de todos.

         A Coercitividade, quando os indivíduos se vêem obrigados a seguir o comportamento ali estabelecido, e isso ocorre pelo fato de que quando o indivíduo adentra ao sistema presidiário, ali já estão estabelecidas regras e normas de condutas como em qualquer outro sistema fechado,para que possa manter a ordem e o bom funcionamento.

        Autoridade Moral é nada mais nada menos, do que formas de repreensão, coesão, usados para com o indivíduo que as violas, quando não cumpre regras já estabelecidas, ou mau comportamento interno. Muitas vezes são usados como correção, a proibição do banho de sol, proibição da visita etc.

        E para finalizar também tem sua Historicidade, ou seja, sua historia, que existe antes mesmo que o indivíduo venha ao mundo e continuara existindo depois de sua morte.

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com