TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual

Por:   •  31/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

                [pic 1][pic 2]

Trabalho de Participação Individual

Trabalho de Participação Individual

Disciplina: Gerenciamento do Escopo e Qualidade

Semana de participação: semana 1

Aluno: Marllon da Rocha Oliveira dos Santos

Turma: 0122-2_1

Atividade

O aluno deve entregar a dinâmica em equipe realizada durante a ROL. Caso não tenha comparecido deverá assisitir a gravação e realizar a dinâmica de forma individual, acompanhado de uma resenha crítica sobre os seguintes temas: escopo do produto e escopo do projeto e Custo da Qualidade.

  1. Desenvolvimento da atividade

O presente trabalho aborda uma resenha a cerca da aula ministrada no dia 12 de Janeiro de 2022 sobre o tema de conceitos fundamentais  de escopo e custo da qualidade.

Um dos principais responsáveis pelo fracasso do projeto é pelo fato do escopo não está bem definido e suas respectivas consequências são a expiração do prazo de entrega do produto e custo excessivo / desperdício do projeto.

Algumas metodologias que auxiliam na definição de escopo que foram abordadas durante as aulas são a caixa de ideias dentro do formato Lean e o formato É/ NÃO É/ FAZ/ NÃO FAZ. O gerenciamento de escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua o trabalho, e apenas o necessário, para que termine com o sucesso.

No gerenciamento de escopo, além descrever o que vai ser feito também precisa descrever o escopo negativo, o que não deve ser feito e através disso podemos relacionar dois principais erros que são o gold plating e scope creep.

Gold plating é quando o gerente de projetos delibera que será implementado algo além do que o cliente exigiu, com o pensamento que fará alguma diferença no seu produto, gerando mais custo no projeto sem necessidade, inflação ou mesmo descontrole do âmbito/escopo, aumentos dos riscos do projeto, aumento irrealista das expectativas do cliente e descontentamento do cliente, para evitar o gold plating o gestor deve aplicar uma política rigorosa do controle de alterações,sendo assim, não adicionando qualquer nova funcionalidade que impactará diretamente com o produto final do projeto. Scope Creep é quando o escopo de um projeto aumenta de tamanho e complexibilidade em relação a proposta original, adquirindo alterações como novas funcionalidades que não foram solicitadas pelo cliente. Essas alterações resulta em impactos significativos, pois pode alterar totalmente o cronograma do projeto e acarretando em grandes atrasos, aumento no orçamento e alterando o prazos de entrega do produto. Para evitar o scope creep o gerente de projeto deve realizar uma avaliação dos objetivos do projeto e buscar todas as informações essenciais para entregá-lo conforme todos os itens solicitado pelos envolvidos.

O escopo do produto é um conjunto de características e funções que descrevem um produto / serviço e está relacionado aos requisitos e especificações fornecidos pelo cliente e partes interessadas. Escopo do projeto refere-se ao trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

Junto com as definições dos escopos, outro tópico mencionado são os tipos de abordagens para o cliclo de vida do projeto que são as preditivas e adaptativas (agéis). As abordagens preditivas, são conhecidos e definidos (upfront), o escopo, prazo e custo o mais cedo possível no ciclo de vida do projeto, as mudanças encontradas só irão integrar na parte do escopo, prazo e custo se forem aprovadas por um comitê de gestão de mudanças. Abordagens agéis, geralmente utilizado em criação de software devido a flexibilidade do produto é uma tendencia de gestão mais promissoras para  empresas de todos os setores. Essa abordagem incentiva a colaboração, a responsividade e a responsabilidade, ajudou a transformar diferentes partes de uma organização e levou melhorias significas de desempenho.

Após a definição de escopo e coleta de requisitos, foi mencionado os conceitos de qualidade. Qualidade é conformidade com os requisitos, é uma área autonoma e muito bem estruturada todas as metodologias de gestão também está adaptada para o quesito qualidade.

O custo da não qualidade gera bastante transtornos e retrabalhos durante o projeto e simultaneamente desperdicios, prazos das entregas estouradas e algumas mudanças de escopo, sendo assim, foram criados diversas abordagens para evitar e prever este possível custo, abaixo segue alguns exemplos destas abordagens.

3M’s - Muda (desperdício), Mura (Distribuição desigual), Muri (Sobre carga) geralmente utilizadas em objetivos tangíveis.

3P’s - Processos , Pessoas, Produto.

- Processos - Tem o processo mapeado? Conhece sua concorrência? Quais suas ferramentas de controle e monitoramento?

- Pessoas - Conhece os Especialistas da sua equipe? Saber reter talentos? Como capacita e treina sua equipe?

- Produto - Como seu produto irá agregar valor ? Conhece o ciclo de vida do seu produto ? Qual o ROI do seu produto?

  1. Exemplos

Exemplos de ferramentas da gestão da qualidade:

PDCA (plan-do-check-act) e plano de ação, o ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão utilizada no controle de processos voltada para a solução de problemas.

5W2H - Plano de ação de atividades específicas que devem ser desenvolidadas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto.

Análise e Pareto - Um gráfico de barras que mostra quais fatores são significativos. Essa técnica tem como fundamento que a maior parte (80%) dos problemas, erros e perdas tenham apenas 20% das causas.

Abordagem top down um método que visa a arquitetura de gestão que começa por uma abordagem geral e desce até niveis específicos.

  1. Print da dinâmica em equipe, caso tenha participado

[pic 3][pic 4]

  1. Bibliografia

Gestão da Qualidade - Ferramentas e Técnicas para melhoria - Vertile

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com