TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Português Aplicado ao Direito e Produção Textual

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de português aplicado ao direito e produção textual

 Aluna: Thayane da silva reis Brustulin                      

                                  Linguagem jurídica   -  Resumo

  A linguagem jurídica é o uso formal das palavras feitas através da escrita e da fala, está muito presente no meio jurídico principalmente no direito usado como instrumento de trabalho.

    Um jurista precisa certamente de grande conhecimento da gramática e das palavras, a linguagem jurídica se mostra bastante conservadora fazendo o uso de termos que apenas para quem está inserido nesse meio pode compreender com clareza, isso faz com que a grande parte da população tenha maior dificuldade de interpretar e assim também ter acesso a justiça, tendo em vista que as leis são escritas nesses termos e utiliza-se até de palavra em latim e em línguas estrangeiras tornando-se uma língua difícil de ter acesso.

  Existe uma grande inquietação e inconformismo por parte de juristas e profissionais da área, para que haja uma mudança nesse conservadorismo da língua jurídica. O poder judiciaria e o ministério  publico tem passado por transformações que visa torna-la mais eficiente, existem campanhas que trazem esse principal objetivo de sensibilizar para o uso de um vocabulário mais simples, direto, e objetivo aproximando assim mais a sociedade da justiça, podendo dessa forma difundir o conhecimento jurídico entre todos.

   Sabendo ainda que o jurista faz da linguagem seu instrumento eficaz de prestação jurisdicional, para que isso seja possível é preciso uma convivência amorosa com a língua, e lembrando sempre que ela deve ser empregada para fins de utilidade e não para discursos artísticos.    

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com