TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

Na Psicologia, os Processos Psicológicos Básicos, são funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, motivação, pensamento e emoção. Tais funções derivam das interações de processos inatos quanto de processos cognitivos, de processos adquiridos, junto a relações do indivíduo de experiência e vivência com o meio. Devido as diferenças desses processos é por meio de sua relação e influência que se pode compreender a dinâmica da mente, pois se interagem e até dependem de outros processos.

Sensação

Os sentidos podem ser considerados nossas janelas para o mundo. Eles trazem informações. O processo de coleta de informações sobre nosso meio ambiente é conhecido como sensação. E o interessante é que não “lemos” simplesmente as mensagens à medida que vão chegando. No caso da visão, por exemplo, não temos consciência de que os olhos registram impressões de cabeça para baixo e invertidas da esquerda para a direita. Os inputs dos sentidos são elaboradamente transformados para que percebamos um mundo compreensível e ordenado.

Percepção

Define-se percepção o processo de organização e interpretação dos dados sensoriais (sensações) para desenvolver a consciência do meio ambiente e de nós mesmos. A percepção envolve interpretação.

A percepção é um processo cognitivo, uma forma de conhecer o mundo. Embora todos os processos cognitivos estejam interconectados, estamos iniciando nosso exame pela percepção porque a percepção é “o ponto em que a cognição e realidade encontram-se”, e talvez, a “a atividade cognitiva mais básica da qual surgem todas as outras” (Neisser,1976, p.9).

Até membros de uma mesma espécie têm percepções diferentes. As pessoas têm alguma variação em termos de como veem cores e discriminam sons e sentem cheiros e gostos.

As informações são levadas para a mente antes que façamos alguma coisa com elas. A percepção é um processo complexo, que depende tanto do meio ambiente como o da pessoa que o percebe.

Exemplo: “O que seria da sua beleza, se eu fechasse meus olhos para você” –Detonautas Roque Clube.

Identifica-se claramente nessa citação musical, em que a beleza está notoriamente ligada a percepção.

Memória

Os psicólogos usam a palavra memória para se referir aos variados processos e estruturas envolvidas no armazenamento e recuperação de experiências. Existem muitas incertezas sobre a natureza da memória.

Todos os sistemas da memória requerem três procedimentos: codificação, armazenamento e recuperação.

Codificação: Refere-se a todo processo de preparar as informações para armazenamento. A codificação refere-se também à aprendizagem deliberada, à tentativa de armazenar informações e à percepção.

Armazenamento: Assim que a experiência é codificada, será armazenada por algum tempo. O armazenamento parece ocorrer automaticamente. A natureza do armazenamento pode ocorrer automaticamente. A natureza do armazenamento, porém, nada tem de óbvio (Estes, 1980). O depósito da memória é um “sistema complexo e dinâmico” que parece mudar com a experiência.

Recuperação: Capacidade de recuperar a informação registrada e armazenada, para posterior utilização por outros processos cognitivos (pensamento, linguagem, etc..)

A memória visual ou icónica (ícone significa imagem) permite-nos percepcionar o movimento, por exemplo quando vemos um filme, já que retemos por um curto período de tempo as imagens, o que nos possibilita fazer a ligação entre os diversos fotogramas.

Linguagem

Na realidade, todas as operações cognitivas- atenção, percepção, memória, pensamento e uso da linguagem- estão interconectadas. Considere o pensamento e a linguagem. Se você não pode pensar, não consegue dominar um idioma. O mero uso de palavras é uma conquista intelectual.

A linguagem, por sua vez, influencia o pensamento. As palavras atuam como taquigrafia para a experiência. Elas nos ajudam a contemplar o passado e o futuro, pessoas e objetos que não estão presentes, territórios que variam de sala vizinha a um continente distante e ideias abstratas.

Por exemplo, através da linguagem, conseguimos manipular de forma abstrata os símbolos linguísticos, permitindo desta forma a troca de informações entre as pessoas.

Pensamento

É a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo. Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais (como as vistas anteriormente), além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos. O pensamento possibilita a associação de dados e sua transformação em informação estando consequentemente associado com a resolução de problemas, tomadas de decisões e julgamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com