TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre interdisciplinariedade

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

UNAMA

Universidade da Amazônia

INTERDISCIPLINARIEDADE

TRABALHO DE ANALISE DOS TIPOS DE RELAÇÕES ENTRE AS DISCIPLINAS EM CASO CONCRETO

Aluno:

Breno Mateus Jhonny Ferreira de Oliveira 

Jacy Monteiro Colares Neto

PROFESSOR: Carlos Prado

2015

Este trabalho tem como objetivo demostrar a importância das relações disciplinares entre as diversas áreas de conhecimento. E como elas se interligam para que se tenha uma compreensão maior sobre os temas de estudos.

Neste caso em tela, se trata de um recurso em 2° instancia, sobre o descumprimento de medidas protetivas da lei maria da penha, e sobre a medida impetrada do habeas corpus pleiteada pelo réu Sr. Claudecir Rodrigues Biglia, e os relatos e votos dos desembargadores.

Podemos observar in case, a figura da multidisciplinaridade, é o exame, avaliação e definição de um único objeto sob diversos olhares de diferentes disciplinas; verifica-se na avaliação do relator sobre a aceitação ou não do habeas corpus, que é objeto de matéria constitucional, contudo, sendo julgada no âmbito penal, dando pouca ênfase sobre o viés da constitucionalidade, no que se refere a espécie de matéria do processo.

Nesse sentido, há também a Pluridisciplinaridade, é a relação de complementaridade entre disciplinas mais ou menos afim, já que os julgadores ao se utilizarem do direito penal, usam a luz do direito processual penal para guiar suas diretrizes acerca do procedimento a ser utilizado. Mesmo sendo matérias parecidas, uma se distingue da outra, por ter objetivos diferentes dentro da área global do Direito.

Consequentemente, há a Transdisciplinaridade, que é o processo máximo de relação entre as disciplinas, dentro de um sistema totalizador. Percebe-se que o sistema totalizador é o direito, e nos autos em tela, há o processo máximo de relações que podem ser usados neste caso, e, ou, além do que somente as matérias de direito para embasar os votos proferidos, como o auxílio da hermenêutica, filosofia, psicologia e sociologia.

Como exemplo, a lei maria da penha que é elemento de suma importância no caso, foi criado após ampla análise sociológica e criminal. Visto que o réu foi detido de forma atípica, pela quebra da medida protetiva, há de supor que a vítima possui grande abalo psicológico, decorrente da possível violência cometida pelo o réu, o que a levou a fazer a denúncia.

Concluímos que os tipos de disciplinaridades, estão presentes em demasiados casos, sem que percebamos, podendo haver em um caso concreto mais de uma figura. Como vimos in case, foi utilizado há multidisciplinariedade, pluridisciplinaridade e a transdisciplinaridade para ter uma melhor compreensão, objetivando a melhor decisão a ser tomada pelo tribunal. Pois, mesmo que não apareça claramente, a diversos fatores e matérias implícitas que atuam no pensamento e nas ações a serem tomadas em um julgamento.

REFERENCIA

http://www.dicionarioinformal.com.br/pluridisciplinaridade/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade

http://odeilde1974.blogspot.com.br/2012/04/conceito-sobre-inter-trans-multi-e.html

http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/112769235/habeas-corpus-hc-70053006979-rs/inteiro-teor-112769245

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com