TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ABORDAGEM TEORICO PRÁTICA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.286 Palavras (34 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 34

 UMA ABORDAGEM TEORICO PRÁTICA SOBRE A EVOLUÇÃO DOS DIREITOS AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. 

Aluna – Lisete Maria Massulini Pigatto[1]

Professora Orientadora – Luciane Maria Padoin Dias[2] 

                                                                       

RESUMO

A experiência educacional desenvolvida na EMEF Aracy Barreto Sacchis na Cidade de Santa Maria visa sensibilizar os estudantes sobre a evolução dos direitos e deveres à cidadania utilizando como estratégia o CDC – Código de Defesa do Consumidor. A proposta faz uma reflexão crítica sobre os paradigmas integracionista e inclusivo, aborda a evolução dos direitos a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos até o Código de Defesa do Consumidor.  Justifica-se o trabalho em virtude do novo modelo social inclusivo que visa oportunizar aos estudantes o acesso à informação para que construam conhecimentos e exercitem a cidadania de forma saudável numa perspectiva democrática. O trabalho surge a partir da realidade encontrada na escola do estado de pobreza que muitos estudantes se encontram, devido há falta de acesso a saberes fundamentais para o exercício da cidadania. A partir deste contexto se começa a pensar a inclusão escolar e social como um caminho, um procedimento para efetivar as igualdades sociais na diversidade. O trabalho tem como objetivo dar visibilidade a evolução do paradigma inclusivo, para isso faz a revisão bibliográfica associada à experiência teórico prática. A fundamentação legal encontra-se no Ordenamento Jurídico, no CDC, no Programa Nacional de Educação Fiscal, no Conectivismo e Construtivismo (REIS, 2014), na investigação ação fundamentada em Carr e Kemmis (1988) para embasar sua prática. Constata-se que o método organizado no AEE favoreceu a aprendizagem de todos os estudantes na escola. Conclui-se que o trabalho de extensão contribui significativamente para o reconhecimento dos direitos e deveres à cidadania.

Palavras-chave: Direitos. Deveres. Cidadania. Inclusão Escolar e Social.

INTRODUÇÃO

O artigo relata o trabalho desenvolvido em forma de projeto na EMEF Aracy Barreto Sacchis com todos os estudantes da turma 82, onde se encontra o aluno do AEE – Atendimento Educacional Especializado incluído. Uma proposta pedagógica conectivista e construtivista desenvolvida na sala de aula devido às suas potencialidades e necessidades.

Neste contexto o trabalho objetiva dar visibilidade a evolução do paradigma inclusivo através da revisão bibliográfica e de uma experiência teórico prática que analisa a evolução dos direitos fundamentais até chegar ao Código de Defesa do Consumidor. Para consecução deste estudo foram delimitados objetivos específicos: tornar disponível a revisão dos estudos sobre a educação nos paradigmas integracionista e inclusivo, e o relato da experiência.

Para o estudo de cunho qualitativo, utilizou-se como estratégia a pesquisa documental e a experiência inovadora desenvolvida. Na pesquisa torna-se indispensável à escolha de alguns conceitos chaves como: aluno do AEE – Atendimento Educacional Especializado, Paradigma Integrador e Inclusivo, a Educação Fiscal e o Código de Defesa do Consumidor.

Neste sentido cabe à escola e a sociedade oportunizar aos educandos o acesso a informações significativas de modo que aprendam a reivindicar direitos e exercer deveres para obter qualidade de vida. Conforme a Lei 12.527/2011, que regula o acesso à informação previsto no inciso XXXIII art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da CRFB - Constituição da Republica Federativa do Brasil. Nesta perspectiva questiona-se:

O trabalho de extensão desenvolvido sobre a evolução dos direitos até o Código de Defesa do Consumidor contribuiu para a conscientização dos direitos e deveres à cidadania?

Justifica-se a artigo nesta área de concentração sobre a Concretização de Direitos e Cidadania pela necessidade em estudar a evolução dos direitos e garantias do cidadão nestes paradigmas. Para que os educandos consigam perceber a sua evolução até chegar ao ponto de culminância: o Código de Defesa do Consumidor. No intuito de que estas informações favoreçam a construção de conhecimentos e uma educação inclusiva de qualidade para todos.

O presente trabalho apresenta a Declaração Universal dos Direitos Humanos, discute a evolução do paradigma integrador ao inclusivo. Analisa o Projeto Recreação e Cidadania e a experiência inovadora com o CDC. Seguida das considerações finais e as devidas referencias.

1. A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

No desenvolvimento do artigo se apresenta no Capítulo 1 a Declaração Universal dos Direitos Humanos, vista como um marco na história e na proteção dos direitos humanos. Organizado por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais do mundo, como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Na subseção 1.2 discute-se a evolução do paradigma integrador ao inclusivo para entender melhor o trabalho exposto.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi organizada em 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Onde se reconheceu a dignidade da pessoa humana, garantiu direitos iguais e inalienáveis para todos, fundamentados na liberdade, na justiça e na paz. O documento vem protegendo os direitos humanos [...] “para que o homem não seja compelido, em supremo recurso, à revolta contra a tirania e a opressão”. (DUDH, 1948)

O Preambulo da Declaração Universal dos Direitos humanos considera-os relevantes, no entanto seu desconhecimento conduziu os seres humanos à barbárie ao longo dos tempos. No ano de 1948 a Organização das Nações Unidas reconheceu os direitos a que os seres humanos devem ter acesso. Sendo estes muito semelhantes com os ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio acordado entre os países para ser alcançado até 2015. No intuito de solucionar problemas humanos como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos.

Na avaliação o Brasil melhorou nos indicadores e nas metas do ODM, avançou na forma, no envolvimento dos atores em prol dos ODM, reforçando o poder da articulação aberta e institucionalizada em diversos setores. No entanto para ter sucesso, acreditam ser necessário Municipalizar os ODM, porque [...] “infelizmente os bons resultados do Brasil em termos de alcance dos ODM não se refletem do mesmo modo em alguns estados e principalmente nos municípios”. (ONU, 2015) Assim pensam levar os ODM aos municípios, no intuito de elevar os indicadores locais aos patamares já alcançados pelo Brasil. Esta é uma ação de longo prazo, ampliada na etapa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.6 Kb)   pdf (249.9 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com