TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da pesquisa: ABORDAGEM TÉORICO-PRÁTICA

Por:   •  3/3/2016  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 5

PÁDUA, Elisabete matallo marchesini de. Metodologia da pesquisa: ABORDAGEM TÉORICO-PRÁTICA. 12ª Edição, Campinas-SP, Papirus-2004.

A presente obra trás como objetivo de mostrar quais fundamentos básicos para desenvolver pesquisas e métodos, através de pesquisas de fundamentos filosóficos e éticos com orientações buscam técnicas para o desenvolvimento da pesquisa, buscando no sentido de superar a visão tecnicista.

Na primeira parte do texto está voltado para uma questão sobre uma abordagem histórico-filosófica sobre a questão da ciência em método, já na segunda parte do texto aborda a temática sobre atividade de pesquisa, que através de considerações sobre a atividade de pesquisa e que procurou a introduzir orientações básicas para o desenvolvimento do processo de pesquisa.

Sobre a questão do método: O sentido do método tem, na filosofia antiga uma conotação diferente daquela que vai assumir na filosofia moderna. Alguns filósofos com Sócrates, Euclides e Aristóteles, ele também trataram sobre as questões metafísicas, da geometria e outros, tendo uma visão totalmente á interpretações do mundo, nem sempre concentrado na ciência moderna. Com isso o autor diz que pode se afirmar que a construção da tradição metafísica clássica se deu a partir do esforço dos filosóficos para identificar como eram constituídos objetos, os seres, o universo, isto é, a busca de sua ausência.

Esses filósofos eles contribuíram e expuseram seus pontos de vista, onde ajudaria como métodos para o processo do conhecimento, sendo esses métodos aprofundados por F. Bacon (método indutivo); R. Descartes (método dedutivo). Essas posições acabam por definir que o mundo natural ou físico é objeto da ciência e o mundo humano seria objeto da filosofia.

E. Kant que revolucionou a teoria da filosofia tradicional, onde o pesquisador tinha que se adequar ao objeto, e indicar novos rumos para a questão do método, colocando o sujeito como ordenador e construtor da experiência. Hegel ele considerava a explicação Kantiano-histórica, pois  para ele o “conhecimento não era apenas como a capacidade de apreensão daquilo que existe ou o que é, mas também e principalmente da apreensão do processo pelo qual as coisas vêm a ser, tornando isso ou aquilo”. Foi umas das contribuições mais importantes da história da filosofia pois ela veio a criticar o sistema explicativo de Kantiano.

As ciências humanas têm como um problema de com a tentativa de se elaborar sistemas explicativos e nas ciências naturais a questão do método propiciou pois via experimentação, “uma segurança” para explicações cientificas.

Karl Marx ele defendia que toda ciência seria supérflua se a aparência, se as formas das coisas fossem aparentem parecidas com a natureza, ele buscar explicações verdadeiras, para chegar ao real concreto e não em analogias. Comte ele traz o método utilizado pelas ciências naturais, dentro de suas visões físicas e sociais, o seu positivismo traz a ciência como onipotente para resolver questões sócias de modo geral, desde a economia até a moral.

A tecnocracia, como forma de poder baseada na técnica, tem no dualismo de analisar a sociedade, pois de um lado existe a realidade social, de outro, existe o pensamento desta realidade, sendo que só os especialistas técnicos realizam.

Através de outras metodologias se organizaram nas ciências sociais, que a partir da antropologia e de C.Lévi-Strauss o estruturalismo ganhou espaço como método.

Foi por meio do método que a ciência se construiu um conhecimento sistemático e seguro da natureza, que poderia compreender, com base nas experimentações.

A pesquisa é voltada para a solução de problemas, como objetivo de investigar, solucionar problemas, buscar a realidade, buscar que se construa novas ideias, através hipóteses, considerando- se fatos. A pesquisa sempre tem uma intenção, que seja ela de elaborar conhecimentos que possibilitem compreender e transformar a realidade; como atividade. Nas pesquisas de universidade, geralmente se utiliza método apenas como aplicação de técnicas, sendo esse entendimento deve ser superado.

Como teoria explicativa, o estudo está articulado á abordagem epistemológica tomada aqui como teoria crítica dos princípios, métodos e conclusões das ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com