TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNESA - Top de Proc Civil - semana 3

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

A revelia é regulamentada pelo CPC nos arts. 319 a 322. Trata-se de estado jurídico imposto ao réu que, regularmente citado, quedou-se silente e não apresentou contestação tempestivamente.

Também é considerado revel quem não refuta os fatos articulados pelo autor bem como aquele que se apresenta em juízo sem procurador para representá-lo, ou com patrono sem poderes.

A revelia pode ser, na lição de Joel Dias Figueira Junior:

Total: o réu não refuta os fatos apresentados pelo autor;

Parcial: o réu impugna apenas alguns fatos narrados;

Formal: quando a parte ré comparece sem advogado, ou este comparece mas não possui poderes de representação;

Substancial: ocorre quando a contestação apresentada não impugna os fatos narrados na exordial.

A presença desse instituto em nosso ordenamento pátrio é herança do direito romano, onde a natureza privada das ações tornava imprescindível a presença das partes, decidindo o pretor a favor do autor quando da ausência do réu que estava ciente de sua obrigação.

A evolução da contumácia (para o direito germânico, italiano, dentre outros) veio para o ordenamento brasileiro descendendo desse histórico e ganhando a alcunha de revelia por influência do direito Luso.

Seus efeitos, que ocorrem independente do tipo de revelia, são sobre os fatos narrados na inicial, que serão presumidos verdadeiros caso o réu não os refute.

Não se trata de presunção absoluta de veracidade, mas relativa. O conjunto probatório tem que ratificar o narrado para que o julgado seja favorável ao autor, não bastando o mero silêncio para a vitória na lide. Subentede-se com a omissão do réu que os fatos da exordial estão sendo reconhecidos (por não impugnados) resultando assim na confissão ficta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com