TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE UMA NECESSICADE SOCIAL

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução


   Podemos acompanhar o decorrer evolutivo do papel das Universidades e o impacto que elas trazem para o mundo, pois a educação é um aspecto fundamental para a formação de uma sociedade. Através de estudos e muita observação, nos aprofundamos na ligação que uma instituição de ensino superior tem com sua comunidade, visando a Universidade Católica do Salvador. Estudos que demonstram questões científicas que as envolve, não apenas cientificas, mas também questões políticas e principalmente econômicas, onde vimos a atuação em massa da Universidade em uma sociedade como uma necessidade social. Torna-se um impulso para que muitos tenham uma maior qualidade de vida, mudança de perspectiva nas opiniões.

   A produção desse estudo nos deu a perspectiva de interagir os assuntos tratados nas disciplinas de Estudos antropológicos, matéria onde estudamos as ações do homem no meio social, e Filosofia, ética e cidadania, matéria instrutiva aos conhecimentos éticos, ambas nos fez entender fundamentos de cidadania ligando as universidades e a sociedade que a envolve. Com base nos ideais de Max Weber e Platão.

   Obtivemos o resultado que a influência da UCSal para a cidade metropolitana de Salvador é de grande importância economicamente e na aplicação de conhecimento acadêmico. Como método da fundação teórica, obtivemos leituras de artigos recém realizados sobre a Universidade Católica do Salvador e outras instituições de ensino superior, notícias publicadas em jornais locais, entrevistas e textos publicados sobre a sociedade de Salvador visando a importância das Universidades.


Desenvolvimento

   As Universidades surgiram com intuito de ingressar os moradores das cidades para um nível superior de aprimoramento de si. Através da educação, as universidades fizeram pessoas ver o mundo de uma forma diferente, forma mais cidadã e ética, visando o aprimoramento do próprio conhecimento e formação profissional. A partir do conhecimento, essas instituições trouxeram diversos fatores que se encadearam no passar do tempo, como o desenvolvimento de toda uma nação. É inquestionável que a educação é um aspecto fundamental para a formação de uma sociedade, caso venha a ser mal aplicada, pode tornar-se o início de um mal futuro. O papel da universidade é fundamental para a formação de pessoas qualificadas e para a evolução socioeconômico de um país, principalmente quando fundamentado em uma política científica tecnológica articulada no espaço das relações entre universidade, Estado, empresariado e outros setores sociais. Pesquisando a fundo, utilizamos fundamentos da MIT (Massachusetts Institute of Technology) no qual aponta nessa direção, ao demonstrar a importância da inovação e do auxílio econômico propiciados pela atuação de alunos, professores e pesquisadores. Mérito acadêmico, ação estratégica para pesquisa, investimentos e transferência de conhecimento tornam-se referências para o alcance da mudança social e consolidação de uma sociedade. Considerações semelhantes podem ser admitidas notadamente para a Universidade Católica do Salvador.

   Houve uma evolução no papel da universidade desde sua criação até os dias contemporâneos, causando assim impactos para a adaptação do meio. Isso acontece intensamente pelo uso de tecnologia em geral, com isso as universidades tiveram que se adequar a modernidade para atrair alunos. A internet é uma grande causadora dos impactos dos sistemas de ensino. Podemos observar essas mudanças dentro da nossa própria instituição de ensino. Com o passar dos anos a universidade precisava se adequar as tecnologias para atrair alunos pela estrutura, além do ensino. Foi necessária uma mudança social para que a UCSal fosse adequada à nova era digital. Visando toda a mudança no ambiente acadêmico, a UCSal foi se adequando as mudanças e tornou-se uma necessidade social, pois a mesma tem o intuito e objetivo de transformar pessoas em profissionais de diversas áreas ajudando assim na sociedade e fazendo com que a maioria da população baiana ficasse dependente da mesma.

   Com o decorrer disso tudo, foram acontecendo mudanças ao seu redor, a exemplo disso à amplificação da avenida Pinto de Aguiar e outras construções na avenida Paralela devido a ampla circulação de pessoas vinculadas a UCSal. Alunos, professores e visitantes, para assim facilitar o acesso e a comodidade local, tornando a UCSal mais visível e com uma maior acessibilidade, porém sofreu a consequência dessa reforma por um longo período. Apuramos depoimentos de pessoas sobre o ocorrido: “moradores, passageiros e motoristas dizem que o resultado visto até o momento é satisfatório. Os transtornos para sair e chegar em casa, o lamaçal, tudo isso atrapalhou. Mas hoje há muitos moradores aqui no condomínio que estão reformando os apartamentos por conta da valorização dos imóveis", disse a professora Rosa Maria Lopes, 56 anos, moradora do Condomínio dos Contabilistas” (jornal Correios).

   Através de análises feitas no investimento da área científica, concretizamos que a formulação de pesquisas feitas no campus da faculdade possibilita a evolução cientifica tecnológica da população regional, como exemplo citamos os benefícios à comunidade através na UNIFISIO, onde alunos de fisioterapia atendem pessoas de classe baixa necessitados de sessões fisioterapêuticas que não possuem o capital suficiente para arcar com clínicas privadas, os alunos atendem na faixa etária da infância à terceira idade.

   A Universidade Católica ainda é uma instituição tradicional que não está dentro das novidades tecnológicas, isso entre outros aspectos nos fez questionar o quesito econômica que a envolve. Obras como a modernização do campus (a maioria das salas não possuía ar condicionado) não apenas obras dentro do campus mas também obras externas à universidade, na estética da instituição. Acontecimentos como esse geram diversos empregos para a comunidade. Ainda na questão econômica concretizamos que a UCSal proporciona a formação de profissionais de áreas que saem com muita chance de empregabilidade pelo fato de que a instituição se destaca hoje por status de qualidade quando comparadas às demais gerando assim o capital familiar.


Ligação interdisciplinar

   Interligamos de forma incrementar o assunto do estudo que cabe às disciplinas de Estudos Socioantropológicos e Filosofia, Ética e Cidadania, aplicada pelos professores Edwin e Jorge Povoas respectivamente.

   Em Socioantropologia, podemos associar os objetos que diz a respeito dos sociólogos, nesse caso especificamente vemos que as ideologias de Max Weber possuem ligação com nosso trabalho. Weber foi um importante economista alemão e considerado fundador do estudo sociológico moderno. Suas principais realizações se baseavam em estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública. A ação social é aquela que é orientada ao outro, segundo Weber.  Obtemos a relação do tema do trabalho com as ideologias do sociólogo, pois ambos trazem o mesmo pensamento: Para se ter uma ação social tem que se ter um motivo e sentido. Assim pois explicamos a evolução que a universidade proporciona à sociedade, melhorias de vida em infraestrutura, conhecimento, impulsiona o indivíduo à uma vida econômica independente e essa evolução é ocasionada por conta do pensamento motivado e sentimental de um recém formado tem de sair da faculdade no intuito de ajudar a sociedade com o que ele pode oferecer de melhor, dependendo de sua área acadêmica. A faculdade não gera esse pensamento apenas com os atuantes dentro dela, mas com todos ao seu redor, de estudantes, funcionários a pessoas que habitam ao seu redor. Vimos que Weber expõem comentários sobre administrações públicas, por exemplo, não podemos deixar de comparar isso com as obras que a prefeitura de Salvador junto ao governo do Estado vem trazendo à ampliação de mobilidade junto a Universidade do Salvador. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com