TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social e velhice: Perspectivas para Promoção da Qualidade de Vida dos Idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO-IME

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Serviço Social e velhice: Perspectivas para promoção da qualidade de vida dos idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade

Discentes: Cheila Maria Miranda Pacheco

       Erineia Oliveira da Silva

    Kimini Xavier de Lima

   Orientadora: Mestra. Nathalie Santana de Melo

                                                             

Manaus

2015                                                              

I – TEMA: Serviço Social e Idoso

II – DELIMITACÃO DO TEMA:

        

Este trabalho busca verificar de que modo o Profissional de Serviço Social contribui para a promoção da educação e qualidade de vida dos idosos, usuários da UnATI/UEA, situado na zona oeste de Manaus, no período de 2015 à 2016.

Objetivo geral: Conhecer de que modo o profissional de Serviço Social contribui para a promoção e inclusão dos idosos usuários da UnATI/UEA de Manaus.

Objetivos específicos:

1) Conhecer as atribuições dos profissionais de Serviço Social junto ao idoso da UnATI/UEA.

2) Identificar as demandas que são atendidas pelos profissionais de Serviço Social.

3) Apontar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Serviço Social em seu campo de atuação.

III - JUSTIFICATIVA

        O tema em questão foi escolhido por ser um assunto de bastante relevância para a sociedade, acadêmicos e profissionais, pois diariamente visualizamos nos meios de comunicação que no Brasil aumenta cada vez mais o número de pessoas no processo de envelhecimento; ou seja, a população está envelhecendo, representando hoje mais de 26,1 milhões de pessoas idosas no Brasil, ou seja, cerca de 13,01 % da população brasileira.

Embora ainda sejam evidentes os preconceitos que revestem estes segmentos, de todos os preconceitos que revestem esta população de idosos, eles de forma coletiva permanecem na luta em prol das conquistas e da emancipação, através dos Conselhos Municipais e Estaduais, das Conferências e dos fóruns voltado para essa população, trazendo para a sociedade em geral alguma forma de transmitir e sensibilizar a todos de que o envelhecimento é um processo natural da vida de qualquer ser humano.

Portanto, se faz necessário que se tenha um novo olhar, e esse é o desafio para o assistente social que no cotidiano vivencia a necessidade de buscar de forma humanizada, alternativas que possa contribuir para a inclusão social e também para a  educação daqueles que almejam sua emancipação como cidadãos de direito.

      É importante ressaltar que para o Serviço Social é fundamental viabilizar espaços na educação, através de oficinas e cursosque são direcionados a essepublico, com isso incita a profissão a pensar formas de conquistar mais espaços; inseridos no processo de empoderamento e autonomia, buscando assim diversas formas de inclusão social.

            Inicialmente busca-se: Conhecer de que modo o assistente social contribui para a promoção e inclusão dos Idosos na educação 1) Averiguar as atribuições dos profissionais de Serviço Social junto ao Idoso posteriormente 2) Identificar as demandas que são atendidas pelos assistentes sociais e por fim 3) Apontar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Serviço Social em seu campo de atuação.

        A questão do envelhecimento é um tema bastante discutido na atualidade, sua visibilidade politica deu-se com a promulgação da Carta Magna de 1988, a constituição federal que preconiza a garantia de direitos e prioridade nos atendimentos e serviços para a população idosa.

        A definição de velhice através da idade cronológica permitiu uma concepção individualizada do que seja uma pessoa idosa no final do século XX. Diante destas dificuldades, o profissional de Serviço Social em seu campo de atuação possui o desafio de sensibilizar sobre a valorização da pessoa idosa, em uma sociedade dinâmica que embora obtenha avanços, ainda se depara com as desigualdades sociais de forma explicita. Não podemos aceitar que no processo de envelhecimento os idosos precisam apenas de mudanças de hábitos para uma melhor qualidade de vida; o que falta na verdade é uma mudança de hábitos sociais.

        A família, a sociedade e o Estado tem o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida; assim preconizado como um dos princípios da Politica Nacional do Idoso (PNI); em seu artigo terceiro; e inciso I. Nesse sentido, o exercício profissional do assistente social tem por objetivo assegurar os direitos sociais da pessoa idosa; garantir acessibilidade da pessoa que envelhece; incentivar a participação do idoso; evitar o isolamento social e exclusão do idoso.

        A Universidade Aberta da Terceira Idade – UnATI/UEA, é uma Instituição de ensino, direcionado ao público idoso  e a pesquisa. É um Centro Especializado na área da educação e saúde que busca qualidade de vida para este público alvo através de campanhas, cursos e oficinas.

        Os idosos buscam esses cursos por se sentirem sozinhos em casa, fugindo assim da depressão e solidão, e a Instituição é um refugio para eles. Pois a mesma oferece diversos cursos, e alguns desses idosos no passado tocava e cantava, chegam na UnATI/UEA, os profissionais valorizam eles. Adquirindo sua auto estima, resgatando assim seu passado, e a valorização da família. Com o passar do tempo eles começam a entender qual é realmente o papel da UnATI/UEA, aprendem que o processo do envelhecimento é se alto conhecer, e começa a aceitar de forma natural o envelhecimento.

        Por sua vez o assistente social faz a observação dos alunos interno e externo da sala de aula, e também atende as demandas dos profissionais que administram as oficinas e cursos, os docentes percebem quando o aluno escolhe o curso e não gosta. Neste sentido o assistente social precisa intervi para que esse aluno não desista, e não se sinta excluído, inserindo-o em outro curso.

        Observa-se a diferença de perfil entre os idosos do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou e dos idosos usuários da UnATI/UEA, percebemos que no Centro de Convivência da Família são oferecidos cursos direcionados a Cultura e o Esporte, enquanto que na UnATI/UEA, são oferecidos cursos voltados para Cultura, Esporte, Lazer e Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com