TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dado às Social Media ao procurar por Universidades

Por:   •  3/12/2017  •  Ensaio  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

1.        Introdução        3

2.        Objetivos        4

3.        Aplicação        4

3.1.        Área de Aplicação        4

3.2.        Requisitos        4

4.        Tecnologias        4

4.1.        Sistema de Ficheiros???        4

4.2.        RAID???        4

4.3.        NAS e SAN???        4

5.        Protocolos        4

6.        Arquitetura        4

7.        Implementação (Protótipo)        5

8.        Conclusão        5

9.        Bibliografia        5


  1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Infraestruturas de Tecnologias da Informação relativos ao segundo tópico lecionado (Interfaces e Periféricos). Para isso desenvolveu-se uma arquitetura que combina as tecnologias NAS e SAN para o armazenamento e consulta de dados.

O objetivo é que a solução desenvolvida tenha em conta requisitos que se consideram, hoje, fundamentais como, a tolerância a falhas, a disponibilidades, fiabilidade, a partilha para a otimização da utilização de recursos, a segurança e ser baseado em virtualização.


  1. Objetivos

O principal objetivo deste trabalho é a criação de uma arquitetura que permita o armazenamento e consulta de grandes volumes de dados.

Para isso recorreu-se às tecnologias SAN e NAS. Espera-se no final do trabalho que se compreenda e utilize (numa mesma arquitetura) estas tecnologias e o desenvolvimento de conceitos chave como sistema de ficheiros e armazenamento de dados em rede.

Para um desenvolvimento coerente, focado num tema e com objetivos concretos opta-se por definir como objetivo a criação de uma arquitetura que tem como objetivo suportar o armazenamento de dados recolhidos nas Social Media sobre as Universidades de todo o mundo ao longo do tempo.


  1. Aplicação

[pic 1]

Figura 1 - Grau de importância dado às Social Media ao procurar por Universidades

  1. Área de Aplicação

Pode perceber-se pela Figura 1 que por todo o mundo as Social Media têm um peso relevante aquando da pesquisa por Universidades.

Assim neste trabalho escolhe-se fazer uma arquitetura que suporte uma aplicação que possa ser utilizada para fazer a monitorização do que vai “sendo dito” no mundo social digital acerca deste assunto.

Pode, resumidamente, definir-se Social Media Monitoring como uma observação e análise contínua e sistemática das Redes Sociais; permite uma visão global de opiniões e ideias relativamente a certos tópicos. O aparecimento e constante utilização das Social Media alterou em muito a forma de interação entre indivíduos online. São criados espaços virtuais em que os indivíduos podem partilhar um pouco tudo o que quiserem, podem criar, reunir-se e discutir valores e opiniões.

[pic 2]

Figura 2 - Representação das diferentes fases do Processo de SMM

Para que a análise seja feita da forma correta deve seguir-se as regras da Monitorização das Social Media. Então deve primeiro proceder à recolha da informação que realmente importa para o caso de estudo, especificando palavras ou expressões relevantes. Essa informação deve ser depois processada, limpa e filtrada por contexto. Após esse processamento passa-se para a análise da informação resultante através de ferramentas apropriadas e criação dos reports e dashboards adequados.

Aprofundando, SMMs devem ser capazes de reunir informação de várias fontes e em diferentes formas (vídeos, imagens, palavras…); Antes de se passar à fase de recolha de informação deve ser feito um estudo aprofundado do que realmente importa para o caso de estudo. Na fase da recolha, é guardada uma quantidade imensa de dados é recolhidas. Depois deve prepara-se essa informação para a fase seguinte (processamento) lingando os dados de diferentes fontes, criando modelos de dados, marcação de partes do discurso e outras operações sintáticas e semânticas que podem suportar a análise. Esta fase deve centrar-se em recolher informação de todos os quadrantes com foco nas fontes mais relevantes e exclusivas que podem ajudar a uma compreensão mais certa e refinada. Na fase do processamento da informação recolhida na fase anterior é importante limpar todos os dados que se considerem irrelevantes (spam, artefactos de código, duplicações…). Existem softwares que conseguem fazer essa limpeza de forma automática. Nesta fase pode ser também importante proceder à eliminação ou filtragem de dados relativamente ao conteúdo (por exemplo, se só interessam dados com informação negativa e positiva deve eliminar-se os neutros), ao contexto (país, idade, sexo, classe social, etc. de quem escreveu), por categoria (opinião, referência, queixa, 16 reviews…) e por tipo de site em que foi publicada (para que se perceba também parte do contexto). Passa-se então à fase da análise, a que se pode considerar a mais importante e trabalhosa. Nesta fase é importante perceber quem são os “especialistas de informação”, os líderes de opinião e multiplicadores; isto permite perceber quem são os indivíduos da rede que têm mais ou menos peso. É importante também perceber quais os sítios com mais relevância para o assunto em estudo… Nesta fase deve separar-se a informação por sentimento, contexto e categoria. Pode ser importante na fase da análise juntar dados recolhidos anteriormente (Historical Data) para que se possam comparar aos atuais (acontece normalmente em casos de aplicações de novas estratégias e após uma SMM anterior). Finalmente, no final da análise passa-se à construção de relatórios ou dashboards da informação recolhida para que esta possa ser analisada, de forma simples para ler e usar, pelo cliente ou por quem pretende fazer alterações ou aplicar as descobertas resultantes da SMM. Estes Reports ou Dashboards devem ser feitos, naturalmente, consoante os objetivos e as necessidades do estudo em causa, ou daquilo que o cliente pretenda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (437.8 Kb)   docx (845 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com