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Ubuntu: Uma perspectiva para a paz

Por:   •  23/6/2016  •  Dissertação  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  696 Visualizações

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DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA:

UBUNTU: ALTERIDADE COMO PERSPECTIVA PARA A PAZ

                                                                                          Aluno:

                                                                                          Direito 1° Período 2016.1

                                                                                          Professor:

                                                                                          Disciplina:

        

        RIO DE JANEIRO

2016

    A filosofia Ubuntu é um conceito ético que põe em destaque as alianças e as relações que estas mantêm entre si. Tal pensamento tem como principal foco apontar um caminho para a implementação de políticas pacifistas assentadas na interculturalidade e no comunalismo, através de uma ética da alteridade, zelosa pelos valores da convivialidade e do respeito às diferenças culturais.

    Primeiramente, podemos compreender o ubuntu, a partir da máxima Zulu umuntu ngumuntu ngabantu que significa “uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas”, com isso infere-se que a ética ubuntu se baseia no reconhecimento do outro. Este reconhecimento ocorre no fato de que a humanidade de uma pessoa é determinada pela alteridade com os outros, por meio de sua humanidade para com os outros seres humanos. Logo, a existência de uma pessoa se dá por meio da existência dos outros em relação intrínseca consigo mesma, importa frisar, que o valor de sua humanidade está inteiramente ligado à forma como ela age de maneira proativa a humanidade e a dignidade dos demais. Desse modo, pode-se concluir que o reconhecimento do outro é definido por seu compromisso ético com o seu próximo e do chamado direito à diferença.

    Além disso, existem conceitos que são intrínsecos a noção da filosofia ubuntu. Um deles é a tolerância, que tem como significado a valorização da diversidade humana e o da busca de viver com o outro de forma respeitosa, saudável, passando-se à resolução de problemas e desacordos pela via do diálogo. Consequentemente, entramos no conceito de diálogo intercultural, tendo sua acepção no fato de ser pensado com condição necessária para solução dos problemas, através da conversa de diferentes culturas. Por último, se tem a ética do ubuntu, que segundo Ramose, contempla a possibilidade de se construírem espaços de fortalecimento de pessoas pensadas como seres em comum e uma emergência de se efetuarem, por força da individuação coletiva, pactos de coexistência entre diferenças.

     Fica evidente, portanto, que a filosofia do ubuntu não se prende a nenhuma intenção de hierarquizar as dimensões política e ética que tal pensar contém, ficando claro o destaque que ela confere à abertura da pessoa ao alter.Pode- se afirmar, que os valores que integram a ética do ubuntu não podem ser negligenciados nos processos de formulação e concretização de políticas que visem a um mundo de paz.

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