TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violação dos direitos autorais

Por:   •  31/5/2015  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

         Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

                Faculdade CNEC Unaí/MG

Direito

RESUMO CRÍTICO

Aliny Mayara Oliveira Rodrigues

Unaí – MG

Março/2015

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Faculdade CNEC Unaí/MG

Direito

RESUMO CRÍTICO

Aliny Mayara Oliveira Rodrigues

Professor (a)

Raquel Aparecida Alves – Especialista

“Trabalho apresentado em cumprimento às exigências acadêmicas da disciplina Metodologia Científica do Instituto de Ensino Superior Cenecista”.

Unaí – MG

Março/2015

Violação dos direitos autorais

RESUMO, J. A. P. X. Trabalhos acadêmicos em Direito e a violação de direitos autorais através de plágio. Jus Navigandi, Teresina, a.7, n.60, Nov. 2002. Disponível em: . Acesso em: 27 fev 2015.

O texto “Trabalhos acadêmicos em Direito e a violação de direitos autorais através de plágio”, de autoria de José Augusto Paz Ximenes Furtado aborda a importância da iniciação científica para a compreensão e a produção crítica dos estudantes de Direito, com enfoque na prática do plágio. Trata-se de um texto publicado no site Jus Navigandi, no ano de 2002.

Neste texto, o autor – que é advogado, professor universitário, pós-graduado em Direito Processual pela UFSC e em Direito Público pelo CEUT – discorre sobre as práticas e penalidades do plágio, o advento da internet e a importância da ética durante a pesquisa científica.

Com o advento da internet e sua facilidade de acesso, muitos estudantes têm utilizado essa ferramenta para retirar-lhes todo o trabalho da pesquisa, plagiando partes ou trabalhos inteiros. Porém se esquecem que a prática constitui crime e é penalizada com reclusão, detenção e multa.

Furtado defende a ideia de que todo estudioso científico deve ter uma postura ética ainda no âmbito acadêmico, respeitando os autores das obras consultadas e o seu próprio trabalho.

O autor utiliza-se de obras de José Carlos Costa Netto e Julio Fabbrini Mirabete para fundamentar sua posição sobre o tema e a Constituição Federal para exemplificar as penalidades dos crimes de violação aos direitos autorais, apresentando uma linguagem clara e de fácil compreensão.

Embora seja necessária uma leitura atenciosa diante da grande quantidade de erros ortográficos, a leitura é altamente recomendada para acadêmicos em geral e, principalmente, aos estudantes de Direito por tratar-se de um texto jurídico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com