TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Ergonômica

Por:   •  3/4/2019  •  Artigo  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

  • RESUMO

No artigo apresentamos uma pesquisa realizada em uma indústria moveleira, na qual buscamos uma solução para o problema de lesões na coluna, analisamos individualmente o operador responsável pelo processo. Para isso, usamos o método OWAS para identificar e solucionar os problemas que o operador poderá ter no futuro, caso não haja uma intervenção no processo.

  • ABSTRACT

In the article we present a research carried out in a furniture industry, in which we search for a solution to the problem of spinal injuries, individually analyze the operator responsible for the process. For this, we use the OWAS method to identify and solve problems that the operator may have in the future, if there is no intervention in the process.

  • PALAVRA CHAVE

Ergonomia/Design

  • KEYWORD

Ergonomics / Design

  • INTRODUÇÃO

Com a atual situação complicada do mercado interno no Brasil, a indústria moveleira busca por novas alternativas para retomar o crescimento, para isso, aposta a exportação de produtos para uma grande rede de lojas no exterior. Porem deve alcançar valores nunca imaginado para este tipo de produto, devem otimizar processos, criar células de produção e reduzir todo tempo da linha de produção, e assim alguns processos mais simples foram deixados de lado, sem o devido cuidado com a ergonomia.

O processo deste produto para exportação se diferencia totalmente dos demais produtos de linha de produção desta indústria, a começar que este produto vai para o cliente final desmontado, apenas algumas pré-montagens são feitas na empresa, o restante o cliente faz em sua própria casa. Com isso a produção deve ser bem controlada, com pontos de inspeção rigorosos.

O que também diferencia dos demais produto da empresa é que o processo é puxado, sendo que o tradicional é empurrado, assim a embalagem, que é feita com um auxílio de uma esteira, e ela que dita o ritmo de todo processo produtivo da linha, do início ao fim. [pic 7]

Como todo processo é uma novidade para a empresa, ela precisa conciliar alta produtividade com performance e exatidão na produção das peças, sem se esquecer que para isso é preciso dar condições ergonômicas para o trabalhador, pois isso pode influenciar diretamente na sua produção diária.

Assim ela conta com o design e a ergonomia para resolver a maioria dos problemas recorrentes aos novos processos produtivos, a palavra ergonomia vem do grego: ergon = trabalho e nomos = legislação, normas. Desse modo, a ergonomia é definida como a ciência da configuração de trabalho adaptada ao homem, e segundo GRANJEAN, KROEMER (2005), para evitar fadiga e problemas, a postura do pescoço e da cabeça não devem estar inclinados mais que 30° para frente, quando o tronco se encontra ereto. Para as pessoas que mantêm a cabeça e o tronco eretos, a linha de visão média preferencial é a horizontal, se o objeto está longe, mas bastante abaixo da linha do horizonte, se o objeto em foco está perto. Se o trabalho exigir frequentes inclinações da cabeça, superiores a 20 ou 30, é necessário redimensionar o posto de trabalho, modificando a altura da cadeira ou da bancada, ou a posição da peça, para corrigir a postura. Se isso não for possível, o trabalho deve ser programado de modo que a cabeça seja inclinada durante o menor tempo possível e seja intercalado com pausas para relaxamento, com a cabeça voltando à sua posição vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (218.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com