TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Final

Por:   •  16/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

1.Análise 5 forças de “Porter” da BRF

1.1 Rivalidade entre concorrentes

Por conta do setor alimentício sempre estar em alta e oferecer produtos de primeira necessidade atrelados com o aumento da população mundial, faz com que surjam muitas empresas interessadas no ramo de alimentos, principalmente depois da pandemia com o aumento da procura por produtos comestíveis industrializados. Porém ao se tratar de um setor cobiçado também é um dos mais complicados, porque os custos fixos do setor são elevados e muitos alimentos são perecíveis, o que demanda um custo alto de armazenamento. Ademais, o ramo como um todo não apresenta barreiras de saídas elevadas.

1.2 Poder de negociação dos fornecedores

Volume de fornecedores: A BRF tem um grande poder de barganha sob os seus fornecedores, pois além de ter um nome forte no mercado, ela possui muitos fornecedores além de que alguns por serem pequenos, acabam tendo como única compradora a BRF. Contudo, os fornecedores podem entrar no setor, pois, costumam ter o know- how para se desenvolver e competir com a organização .

1.3 Poder de negociação dos clientes

Pelo fato da BRF ser do ramo alimentício, faz com que os seus clientes (supermercados) adquira vantagens sobre esse fato, pois, não tem muita diferença entre as empresas desse setor, o que acaba dando uma posição privilegiada aos compradores. Desse modo, ocorre uma alavancagem na competição entre as empresas por um espaço no mercado. Em suma, faz com que os clientes busquem produtos com valor agregado robusto em conjunto com a saída dos consumidores finais. No caso da BRF, por ter um nome forte no mercado, acaba sendo referência no ramo e escolha.

 

1.4 Ameaças a novos entrantes

Economia de escala: É um potente impedimento contra novos entrantes no setor, pois, devido a fusão de empresas aumenta a escala de consumo,logo, o esforço de venda em quantidade será maior e os clientes têm perfis semelhantes, além de claro o lucro auferido ser reduzido no setor em que está.

Acesso à distribuição: De acordo com o RI da empresa, ela possui um amplo canal de distribuição, apesar de que com o decorrer dos anos e o avanço da tecnologia   a BRF precisará ser mais rápida e atualizada em relação a renovação de estoques, isso pode dar margem para novos entrantes no mercado.

1.5 Ameaça de produtos ou serviços substitutos

Com o avanço da modernização nas indústrias alimentícias e o surgimento de Food techs, abre margem para o surgimento de novos produtos, no que resulta em uma maior concorrência no setor alimentício, a qual já é acirrada por natureza. Porém, a BRF é referência no quesito de entregar produtos diferenciados, já que a mesma possui alto nível de serviço, forte controle qualitativo e principalmente por ter referências em padrões internacionais como, Higher Level pelo CMI para o UK Retail Council, ISO 9001:2000 por BVQ.

2. Análise SWOT da Camil

2.1 Força

A Camil é tradicional no mercado, principalmente no setor de arroz,  é uma das marcas mais atrativas do mercado no setor alimentício, por conta do nome. Além de ter sua própria rede de distribuição, variedades de produtos com marcas reconhecidas pelo consumidor final, a organização tem relações diferenciadas com seus fornecedores e serviços de armazenagem, ela possui seus próprios silos e sistema de estoque. Empresa consolidada no mercado tem mais chances de crescimento, ademais, apresenta um forte histórico de boas práticas de governança corporativa.

2.2 Fraquezas

 Um  ponto a ser comentado é em relação ao site da empresa que precisa de atualizações mais recentes e mais transparentes. Produtos com embalagens defasadas e ultrapassadas, apesar de ter um grande portfólio de insumos, eles não apresentam diferenças em relação aos dos concorrentes.Ademais a empresa pode ser alvo de ataques cibernéticos, como também, não conseguir integrar e captar sinergias de aquisições e associações.

2.3 Oportunidades

investir mais nos diferenciais tanto para produtos quanto para as embalagens, crise econômica. A Camil apresenta consolidação no mercado do arroz, pois é uma indústria fragmentada e pode se consolidar tanto nas regiões que têm forte presença quanto nas demais áreas. Além disso, ela tem grandes chances de crescer internacionalmente ou então investir mais em operações existentes na américa latina, oportunidades de MeA fora da indústria do arroz, e por fim e não menos importante ela tem capacidade de expandir suas margens operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com