TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ascenção do dinheiro episódio 05

Por:   •  6/5/2016  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

A Ascensão do Dinheiro EP.:05

Nesse episódio Ferguson conta a história do emprétimo com propriedades como garantia. Ele demonstra como os proprietários de terra fazia empréstimos que superavam o valor de suas propriedades. Depois da uma queda no valor das propriedades rurais suas dividas somadas aos juros ultrapassaram o valor das propriedades os levando a falência.

Em seguida é apresentado o programa do governo americano que criou facilidades no crédito e incentivou a população menos arrendada a adquirir a casa própria com hipotecas fixadas em 20 e 30 anos, com financiamentos segurados pelo governo. Entretanto, nem todos os cidadãos recebiam esse crédito imobiliário, os negros eram vistos como indignos de crédito então não eram qualificados para participar desse financiamento, isso deu inicio a segregação, dividindo as cidades em bairros de negros e bairros de brancos. Para evitar a fúria dos movimentos sociais nos anos 80 o governo inglês iniciou um programa de moradias populares . Impulsionados por esses incentivos governamentais o mercado imobiliário teve um aumento significativo no final da décado de 80.

O alto número de investidores inexperientes impulsionados pelas facilidades de crédito deu margem à um esquema de fraude de poupanças e empréstimos, financiadores criaram verdadeiros impérios aumentando significativamente seus patrimônios que compravam terras com baixo valor de mercado e as repassavam aos compradores que usavam empréstimos das mesmas empresas, que lhes entregavam obras inacabadas. Por temer pelos seus investimentos em empréstimos subprimes, os investidores securitirizaram seus investimentos, ou seja, venderam os empréstimos aos bancos que os fatiaram e repassaram aos demandantes de créditos. Porém esses imóveis sofreram desvalorização e fundos de poupanças tiveram prejuízos catastróficos que se alastraram para outros setores da economia.

Ele encerra o video demonstrando que propriedades não devem ser vistas como a única forma de investimento, pois são muito liquidas e não trazem segurança ao investidor e sim oa credor. Ele mostra também que os estratos menos abastados da sociedade precisam de outras formas de crédito, como o microcrédito, porque esses investimentos não exigem garantia e se torna uma forma de investimento mais viável para essas famílias .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com