TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Discursiva

Por:   •  12/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  1.456 Visualizações

Página 1 de 8

Aprendendo a observar- Unidade 1 :

1- Porque a observação é considerada um instrumento de trabalho do psicólogo? R: Porque através da observação o psicólogo pode chegar a um diagnóstico pre

ciso, baseado em informações colhidas através da observação.

2- Explique a importância do relato das observações. R: O psicólogo que relata suas observações permite que outros possam repetir o que ele está fazendo. Assim seus procedimentos e conclusões podem ser criticados, aperfeiçoados e aplicados por outra pessoa.

3- Identifique 4 situações em que o psicólogo utiliza a observação. R: Situação 1: Na clínica o psicólogo recorre à observação ao investigar, por exemplo, a queixa apresentada pelo cliente, isto é, para identificar o que vem a se ´agressividade´, ´nervosismo´ etc. Situação 2: Os psicólogos escolares recorrem a observação para identificar dificuldades de socialização, deficiências na aprendizagem, assim como dificuldades do ensino ministrado ou mesmo no currículo da escola. Situação 3: O psicólogo organizacional recorre a observação para identificar as necessidades de treinamento, a dinâmica dos grupos de trabalho, para análise de função, etc. Situação 4: O psicólogo da área jurídica precisa da observação para o tratamento e assessoramento de diversas etapas da atividade jurídica ao cuidar de vítimas, infratores e profissionais envolvidos.

4- Para que serve os dados coletados para observação? R: Os dados coletados por observação são usados para diagnosticar a situação- problema, para escolher as técnicas e procedimentos a serem empregados e para avaliar a eficácia dessas técnicas e procedimentos.

5- Que tipos de dados são coletados por observação? R: O tipo de dados a ser coletados depende do objetivo para qual a observação está sendo realizada.

6- Em que medida o objetivo da observação se relaciona ao tipo de dado coletado? R: Se a observação tem por objetivo identificar o repertório de comportamento de um sujeito, o psicólogo registrará todos os comportamentos que o sujeito apresenta durante a observação. Se a observação tem por objetivo identificar as variáveis que interferem com um dado comportamento, o observador registra toda vez que o comportamento ocorrer. Se o objetivo da observação é detectar a eficácia de um procedimento sobre um dado comportamento, o observador registrará o comportamento antes, durante e pós a aplicação do procedimento.

7- Quais as características de uma observação científica? R: A observação científica se caracteriza por ser uma observação sistémica e objetiva.

8- O que é uma observação sistémica? R: Entendemos que a observação é sistémica pelo fato de ser planejada e conduzida em função de um objetivo anteriormente definido.

9- O que é uma observação objetiva? R: A definição do objetivo ajuda o investigador a selecionar, entre as inúmeras possibilidades, aquelas características que transmitem a informação relevante.

10- Por que é importante um curso de observação? R: Tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com