TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Economia

Por:   •  27/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO: Engenharia Elétrica

TURMA: 7º período eng. elétrica

DISCIPLINA:

Administração e Econômia Aplicada à Engenharia Elétrica

TURNO: Noturno

Prof. ª Carlos Andre

MAT ( )

VESP( )

NOT(X)

ALUNO(A): Jaimakson Rafael de Melo Level

NOTA:

Visto|Aluno

Visto|Prof.

Visto|Coord.

QUESTÃO 1: Difencie produto interno bruto de produto nacional bruto.

O produto interno bruto (PIB) consiste no somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preço de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não. O PIB compreende tudo que é produzido dentro das fronteiras do Brasil, seja por empresas nacionais ou multinacionais. Produto nacional bruto (PNB) consiste no somatório de todos os bens e serviços finais produzidos por empresas que são de propriedade de residentes do pais, não incluem as multinacionais estrangeiras.

QUESTÃO 2: Difencie bens da natureza elástica de inelástica. Cite exemplo

Bens elásticos, são bens de fácil substituição. Mais sensíveis a alteração de preço, quando o preço se altera o consumo pode aumentar ou reduzir.

Exemplo de bens elásticos: café, carnes nobres, manteiga, carro, calçados, celular, computador e etc.

Bens inelásticos, nesse caso mesmo que se aumente as quantidades ofertadas e se reduzam os preços, a resposta na demanda se mantem praticamente inalterada. Ou seja, mesmo com a alteração de preço para mais ou para menos as compras se mantem praticamente sem alteração.

Exemplo de bens inelásticos: sal de cozinha, remédios e etc.

QUESTÃO 3: Quais diferenças entre a teoria microeconomica e teoria macroeconomica. Cite exemplo

A microeconomia é a parte da economia que se ocupa da análise do comportamento das unidades econômicas, como as famílias, os consumidores e as empresas, preocupando-se com a formação de preços e o funcionamento do mercado de cada produto individual.

A macroeconomia por sua vez, e a parte da economia que diz respeito aos grandes agregados nacionais. Ou seja, ela se ocupa do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis como nível geral de preços, a formação da renda nacional, mudanças na taxa de desemprego, taxa de cambio e etc.

QUESTÃO 4: Cite os cinco principais fatores de produção e suas respectivas remunerações.

Os principais fatores de produção são: o trabalho, a terra, o capital, a capacidade empresarial e a capacidade tecnológica.

A remuneração dos proprietários de recursos produtivos qualquer que seja a empresa, ela necessita para operar recursos produtivos como um espaço para operar, recursos naturais, mão de obra, capital e etc. o preço pago pela utilização desses fatores de produção é a sua remuneração.

QUESTÃO 5: Quais são os principais agentes econômicos e suas e suas interrelações?

Os principais agentes econômicos são: o agente público (Governo), empresas e famílias.

Cada um desses grupos tem suas funções na economia. Porem cada um deles não consegue se desenvolver sozinho. De forma mais simples, podemos dizer que são relações de total interdependência. Um governo que não se relaciona com as empresas, não possui força para regular a economia. Do mesmo modo as empresas sem um diálogo adequado com as famílias, não tem força de produção e consumo.

QUESTÃO 6:  Diferencie monopólio de oligopólio. Cite exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com