TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Economia

Por:   •  27/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a relação entre as fronteiras de produção, escassez e custos de oportunidade?

As Fronteiras de Produção tem um papel muito importante na economia,representa o limite, ou fronteira da capacidade de produção.

Tambem conhecida por curva de possibilidade de produção, ilustra graficamente como a escassez de fatores de produção,

criam um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.

Representando assim, as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes.

A Escassez de recursos impõe um limite á capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção.

Devido à escassez de recursos, a produção total de um país tem um limite máximo, pois quando a produção de um bem aumenta, a produção do outro diminui.

O custo de Oportunidade entra em ação quando detectamos na fronteira de possibilidades de produção (FPP), uma curva negativa nos graficos,indicando que a

economia tera que escolher quais bens vão ser produzidos, uma vez que os fatores de produção e tecnologia de que a economia dispõe seriam insuficientes

para obter uma dfeterminada quantidades de bens. Esse ponto ultrapassa a capacidade de produção potencial ou de pleno emprego dessa economia.

A transferência dos fatores de produção de um bem A para um bem B, implica um custo de oportunidade que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem A

para se produzir mais do bem B.

Pois o custo de oportunidade corresponde àquilo que se deixa de ganhar na segunda melhor alternativa (Bem "B") por se escolher a primeira (Bem "A").

Essa é a relação entre eles, A escassez é representada na FPP graficamente como querer, mas não podere consumir,pois Quando a produção de um bem aumenta,

a produção do outro diminui,numa relação inversa. é ai onde entra o custo da oportunidade, que é representado pelo valor das oportunidadessacrificadas (não escolhidas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com