TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Matemática

Por:   •  18/4/2023  •  Artigo  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia surgiu como uma disciplina que discute o processo de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, especialmente no âmbito escolar. Paulo Freire foi um dos maiores pensadores da educação em todo o mundo e sua obra é uma referência na área da Psicopedagogia. O presente artigo objetiva discutir a contribuição de Paulo Freire para a Psicopedagogia.

DESENVOLVIMENTO

Paulo Freire foi um educador que influenciou profundamente a história da educação no Brasil e no mundo. Em sua obra, ele enfatiza a importância da educação como prática da liberdade, capaz de transformar a sociedade. Para Freire, a educação não pode ser vista somente como transmissão de conhecimento, mas como instrumento de conscientização das pessoas, que deve levar em conta o conhecimento prévio de cada indivíduo, suas raízes culturais e sociais.

Seguindo essa linha de raciocínio, Freire defendeu uma metodologia de ensino que priorizasse a dialética entre professor e aluno, em que ambos se responsabilizam pelo aprendizado. O papel do professor é o de mediar a relação com os alunos, incentivando-os a refletir sobre o próprio mundo e sua realidade, para que possam compreender o conhecimento e aplicá-lo na prática.

“A educação não pode ser neutra. Ela é político-ideológica, porque toda prática educativa envolve a formação de uma cultura e de valores que estão em disputa na sociedade”, afirmou Freire (1996).

Nesta perspectiva, a Psicopedagogia surge como um campo de estudo que se deve contribuir para a formação integral dos indivíduos, abarcando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e culturais. É importante considerar as vivências das pessoas em seu contexto social e histórico, para que se possa entender suas dificuldades e assim propor ações educacionais que possam atender às suas necessidades.

“A aprendizagem pressupõe conhecimento, afetividade, linguagem, imaginação, criatividade e compreensão. É preciso trabalhar esses aspectos juntos para que a educação seja transformadora”, defendeu Freire (1996).

Outro ponto importante da contribuição de Paulo Freire para a Psicopedagogia é a valorização do diálogo. Para ele, o diálogo é a base do processo educativo, que deve ser marcado pela interação, pelo respeito mútuo e pela escuta atenta. O diálogo pressupõe a construção conjunta do conhecimento, em uma espiral de questionamento e reflexão.

“O diálogo é a possibilidade de construção conjunta. Ele é uma via de mão única, ninguém ensina ninguém, as pessoas se ensinam juntas na busca de uma mesma aspiração”, disse Freire (1983).

CONCLUSÃO

A obra de Paulo Freire é extremamente relevante para a Psicopedagogia, pois ela enfatiza a importância da construção do conhecimento a partir da interação dialógica entre professor e aluno, levando em consideração a realidade e as vivências de cada um. Além disso, ele defendeu que a educação deve ser um meio de conscientização e transformação social, capaz de superar as desigualdades existentes na sociedade. A Psicopedagogia pode fomentar esta ideia, ao propiciar um olhar integral sobre o indivíduo e suas necessidades, promovendo uma educação justa e igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com