TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CHAMADA DA ECONOMIA

Tese: A CHAMADA DA ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 10

DESAFIO DE ECONOMIA

ETAPA 1

O custo de oportunidade também é chamado de custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada. Sendo de se esperar, que os custos de oportunidade sejam crescentes, uma vez que, quando aumentamos a produção de determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferência vai ficando cada vez mais onerosa, e o grau de sacrifício vai aumentando.

Como exemplo temos uma fábrica de papel higiênico que produzia 1.000 fardos de papeis por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: papel toalha. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 200 fardos papel higiênico para alimentar a demanda de 200 caixas papel toalhas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda dos 200 fardos papel higiênico que deixaram de ser fabricados.

Outro exemplo é o custo de oportunidade de um Imóvel, um empreendedor utilizou um amplo e bem localizado imóvel da família para instalar um deposito de produtos de limpeza e agencia de limpeza , após anos de trabalho percebeu que os lucros mensais do negócio estavam estabilizados e rendiam aproximadamente R$ 5 mil por mês, no entanto, caso optasse por alugar o imóvel obteria um aluguel mensal de pelo menos R$ 8 mil, esse seria portanto o seu custo de oportunidade, ele não aparece na contabilidade do deposito de produtos de higiene e limpeza com agencia de limpeza mais mostra a empresária qual é a melhor opção de emprego do imóvel, mas como se trata de um empreendedor resolveu formar uma equipe de vendas nele poderá triplicar suas vendas por largaria equipes em região diferentes para vendas dos produtos e onde colocaria o produto e as pessoas aptas a fazer a limpeza.No entanto esse empreendedor colocou duas novidade onde o vendedor iria áte o cliente vende o produto certo e se o cliente não tem a mão de obra para realizar a limpeza a empresa tem uma equipe que exerce o trabalho.

A curva de possibilidades de produção ou curva de transformação, expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.

Vamos imaginar que uma economia produza apenas dois tipos de bens: alimentos e produtos de limpeza. Se todos os fatores disponíveis fossem destinados a produção de alimentos, poderia ser obtida a quantidade de 10 milhões de toneladas de alimentos. Naturalmente, nessas circunstâncias, não seria obtida um único produto. Por outro lado, se todos os fatores disponíveis fossem alocados na produção de materiais de limpeza, poderiam ser obtidas 20 milhões de produtos de limpeza. Neste caso, igualmente, não seria produzida uma única tonelada de alimento. Esse exemplo esclarece os limites que uma economia tem para produzir o necessário ao atendimento das necessidades das pessoas. No entanto, sabe-se que as pessoas precisam consumir produtos de higiene e limpeza e alimentos. Nesse caso, a economia iria seus recursos disponíveis na produção de dois tipos de bens e, conseqüentemente, seriam obtidas quantidades menores de produtos de higiene e limpeza e alimentos que as citadas anteriormente.

A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra como o produto potencial de uma economia (ou produto de pleno emprego) pode ser repartido nos diferentes produtos e, assim, o trade-off entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, e conseqüentemente consumir, mais do(s) outro(s) bem(ns).

Se falando em demanda elástica a variação da quantidade demandada supera a variação do preço. Os consumidores desse produto têm grande reação ou resposta, nas quantidades, a eventuais variações de preços, diminui significativamente o consumo; quanto há quedas do preço de mercado, aumenta o consumo em uma vez e meia a variação do preço. Se a elasticidade-preço do bem for maior que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é elástica. A variação percentual na quantidade excede a variação percentual no preço. Ou seja, os consumidores são bastante sensíveis a variações no preço.

Tomemos como exemplo o caso da maioria dos produtos industrializados com boa disponibilidade de substitutos, dos bens supérfluos, dos produtos com muitos usos alternativos, dos bens com alto preço e que absorvem uma grande parcela da renda do consumidor, como automóveis e televisores, e da demanda no longo prazo.

Já a demanda inelástica, ocorre quando uma variação percentual no preço provoca uma variação percentual relativamente menor nas quantidades procuradas. O raciocínio é inverso, aumento de preço provoca aumento da receita total, e redução de preço provoca diminuição da receita total. Se a elasticidade-preço do bem for menor que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é inelástica. A variação percentual na quantidade é menor que a variação percentual no preço. Ou seja, os consumidores são relativamente insensíveis a variações no preço.

Isso implica, por exemplo, o que ocorre com bens de primeira necessidade, ou seja, consultas médicas.

Nesse caso, uma redução, suponhamos, de 10% nos preços de atendimento provocam um aumento de 5% nas quantidades procuradas.

ETAPA 2

Relação de Custos:

Atividade industrial de fábrica de papel higiênico e papel toalha

Aluguél do prédio onde funciona a loja de produtos;

Insumos de produção:

Papel;

Maculatura ou cartão natural (para a confeção dos tubetes;

Cola adesiva ou cola vegetal (para a colagem do papel nos tubetes);

Filme plástico para embalagens;

Despesas com a serigrafia e codigo de barras das embalagens;

Folha de pagamento dos funcionários;

Despesas de manutenção do maquinário;

Logística: transporte e distribuição dos produtos (empresa terceirizada).

INDICAÇÃO MONETÁRIA DO PREÇO MÉDIO PREÇOS

Aluguél

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com