TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capital de Giro

Por:   •  10/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Boa Noite colegas e professor,

O Capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem ou seja o girar. O capital de giro é conhecido também como capital circulante que corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam constantemente dentro de um ciclo operacional. Sabendo-se que as atividades de produção, venda e cobrança não são perfeitamente sincronizadas, é necessário conhecer seus comportamentos para tornar possível a mensuração da necessidade de investimento em capital de giro (ativos circulantes).

O capital de giro tem participação relevante no desempenho operacional das empresas, cobrindo geralmente mais da metade de seus ativos totais investidos. É importante entender que a administração do capital de giro trata dos ativos e passivos correntes como decisões interdependentes. Diante de seu contexto de mercado, as empresas formalizam estratégias operacionais de atuação, principalmente em relação à administração do capital de giro, avaliando seus investimentos correntes e selecionando os passivos mais adequados.

A Necessidade de Capital de Giro reflete o montante que a empresa necessita tomar como empréstimo para financiar o seu Ativo Circulante em decorrência das atividades de comprar, produzir e vender.

Ou seja em linhas gerais, as empresas buscam desempenhar um modelo de crescimento constante, ganhando ou ampliando mercados. Sendo assim há sempre uma necessidade adicional de capital de giro, ao longo do tempo, pois ele representa os recursos necessários para o desempenho das operações da empresa

Através desse contexto é possível avaliar o grau de influência do capital de giro, de acordo com as informações coletadas nas demonstrações contábeis da empresa em utilização.

Segue uma ilustração para analisarmos:

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com