TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conclusão Socialismo

Por:   •  26/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  6.539 Visualizações

Página 1 de 4

Conclusão


Surgiu no final do século XVIII, um sistema que consiste na divisão igualitária da renda, propondo extinção das propriedades privada, inexistência da desigualdade social e classes sociais. Desenvolvendo ideias a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele tempo, com baixos salários, enormes jornadas de trabalho.

É um sistema oposto ao capitalismo, afirmava-se que o socialismo seria alcançado a partir de uma reforma social, tendo como principal pensador Karl Max, fruto dos movimentos operários surgido após a revolução industrial o trabalho passou por grandes renovações em seu cotidiano.

Os socialistas desejam uma sociedade em que não haja empregador ou empregados, e que os meios de produção não sejam propriedade privada de uma minoria. É um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.
Teve sua importância ao longo da história, transformando-se numa ideia universal que ajudou a escrever a História dos séculos XIX e XX.

De acordo com alguns relatos, o uso das palavras "socialismo" ou "comunismo" estava relacionado à atitude com relação à religião em uma dada cultura. Na Europa, "comunismo" era considerado a mais ateísta das duas. Na Inglaterra, entretanto, essa palavra parecia muito com comunhão, então os ateus preferiam se denominar socialistas.

Uma de suas desvantagens é a possibilidade de negócios é muito mais pobre, que reduz a trabalhar com empresas internacionais no mercado mundial. Não há concorrência e menos diversidade. Negócios domésticos não têm a motivação para progredir. Por vezes é difícil para o governo controlar tudo.

Tem com vantagem o fato de que a economia está sob controle do governo pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em prática. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar as coisas.

A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. A mais significativa experiência socialista ocorreu após a Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques liderados por Lênin, implantaram o socialismo na Rússia. Atualmente somente a cuba mantem plenamente o socialismo em vigor.

O socialismo utópico tinha como objetivo a criação de uma sociedade ideal, que seria alcançada de forma pacífica graças à boa vontade da burguesia. Isto que de acordo com essa corrente a fórmula para alcançar a igualdade na sociedade não era discutida. O oposto do socialismo utópico é o socialismo científico, que criticava o utópico porque este não tinha em conta as raízes do capitalismo. Surgiu como resposta aos abusos causados pelo liberalismo e capitalismo na altura da Revolução Industrial.

O socialismo científico tinha como base a análise crítica e científica do capitalismo e objetivos semelhantes, mas tinha uma visão menos relevante, pois previa melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores através de uma revolução proletária e da luta armada.

É fundamental não confundir Socialismo Democrático com Social-democracia. Embora os dois termos sejam muito confundidos e utilizados para o mesmo fim, os seguidores de cada doutrina ideológica não se igualam e rejeitam a outra corrente. Os primeiros são contrários à social-democracia porque ela mantém o modo de produção capitalista. Os segundos rejeitam o Socialismo Democrático porque não se reconhecem como socialistas.

Com o excesso de centralização do poder, as classes de dirigentes, bem como os funcionários de alto escalão do governo, passaram a desfrutar de privilégios que não faziam parte do cotidiano da maioria da população; o que era bastante contraditório, pois o socialismo buscava a construção de uma sociedade igualitária. Hoje, praticamente não existem países essencialmente socialistas, salvo Cuba.

 

        

Bibliografia

http://www.infoescola.com/sociologia/socialismo-democratico/

http://www.suapesquisa.com/geografia/socialismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com