TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria e Contabilidade

Por:   •  5/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Edmar de Freitas

Matrícula: 19114170036                       Polo: Paracambi

 Estudo de Caso 2

Q1. Identifique:

  1. argumentos para justificar que Controladoria e Contabilidade são a mesma ciência;

Porque Contabilidade e Controladoria atuam no mesmo campo e estudam os mesmos fenômenos, visando o controle econômico para apoio na tomada de decisão dos administradores.

  1. argumentos para justificar que são ciências distintas. Faça e justifique a sua visão específica entre as duas possibilidades apresentadas.

 Ao considerarmos Contabilidade e Controladoria levamos em consideração que a Controladoria é uma ciência autônoma que utiliza os instrumentos contábeis e de outras ciências como psicologia, administração.

 Q2. Na sua opinião, o arcabouço da contabilidade financeira é suficiente para o processo de gestão empresarial? Por quê? Quais seriam seus pontos fortes e seus pontos fracos?

        Não é suficiente, pois utiliza de forma concomitante a Contabilidade Gerencial para a Gestão Empresarial ser completa. Pontos fortes: Usuários externos, é mais verificável e precisa

Pontos Fracos: é restringida, pois só trabalha com moeda corrente e se utilizam de eventos passados.

Q3. Na sua opinião, quais são os pontos principais que diferenciam a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial? Justifique.

        Contabilidade Financeira- Usuários externos e internos, frequência na emissão de relatórios, anual trimestral e mensal, informações do passado.

         Contabilidade Gerencial- Somente para usuários internos, somente quando é solicitada pelos administradores, busca fazer previsão do cenário futuro.

 Q4. O termo controller foi introduzido na linguagem comercial e administrativa das empresas no Brasil, através da prática dos países industrializados, e servia, inicialmente, para designar o executivo que tinha a tarefa de controlar ou verificar as contas. Podemos dizer que o papel do controller foi ampliado com a criação do:

a) Internal Control Institute (Instituto de Controles Internos)

b) Executive Institute of Management (Instituto Executivo de Gestão)

(X) Controller Institute of America (Instituto de Controller da América)

d) Institute of Internal Audting (Instituto de Auditoria Interna)

e) American Accounting Association (Associação Americana de Contadores)

Q5. Prova da MSGás para o cargo de Analista de Processos (Banca, IESES, 2021) Qual é o tipo de custeio que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais.

a) Custeio padrão.

b) Custeio por atividades.

(X) Custeio por absorção.

d) Custeio variável.

Q6. Prova da EMGEPRON para o cargo de Contador Tributário (Banca, SELECON, 2021) A Companhia Industrial S/A fabrica um único produto. Num determinado mês, para a produção de 2.000 unidades para revenda, incorreu nos seguintes gastos (valores em reais):

 Matéria-prima consumida 60.000,00

Mão de obra direta 12.000,00

Energia elétrica da fábrica 30.000,00

Salário do pessoal de vendas e administração 20.000,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com