TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultural e o multiculturalismo na sociedade brasileira

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a diversidade cultural e o multiculturalismo na sociedade brasileira, que é constituída de pluralidade de identidades, raças, de gênero, de religiões, classes sociais, costumes e manifestações culturais típicas. O objetivo é mostrar que o multiculturalismo e diversidade estão diretamente relacionados com o sistema de ensino nas escolas. Assim este trabalho, compõe-se além desta introdução, o desenvolvimento em três passos.

No passo 1, foi elaborado um quadro no qual relaciona os principais aspectos do multiculturalismo e diversidade com relação as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. No passo 2, foi elaborada uma análise crítica com observâncias à diversidade e multiculturalismo num evento de comemoração realizado no ambiente escolar. O passo 3, problematiza questões multiculturais a partir de representações em forma de desenhos. A metodologia utilizada foi através de pesquisas eletrônicas e materiais de apoio referente às vídeos aulas.

Em maio de 2012, foi realizada na Escola EMEB Prof.ª Maria Barbosa Martins, uma homenagem ao dia das mães, onde estas tiveram a oportunidade de desenvolver, em companhia dos filhos, diversas atividades, onde foram proporcionados momentos de descontração, interação e troca de carinhos entre si. Durante o evento, foi promovido o lançamento de um premio chamado Prêmio pintando a copa, contando a historia das copas desde o inicio, que procurou mostrar que este esporte também é um tipo de cultura e através dele é possível enriquecer os conhecimentos e saber um pouco mais sobre os temas transversais. Diante do que foi exposto pela escola neste projeto em homenagem ao dia das mães, ficou evidente que a diversidade e o multiculturalismo estão presentes no futebol, onde

é possível apontar as diferenças entre culturas, os seus valores e incentivar o respeito destas, repudiando qualquer tipo de discriminação entre os indivíduos que pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.

Portanto, cabe à escola, como espaço de reflexão, mediar às alterações, os novos conceitos e formatos das instituições sociais. Comemorar o Dia dos Pais e da Família na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como amor, carinho, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade entre outros.

Visualizações dos Desenhos

Desenhos visualizados Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo

Desenho

representando um

homem negro com

mulher branca. Deve-se trabalhar com a questão étnico-racial, mostrando assim para as crianças, que a etnia, a cor, o sexo não podem diferenciar as partes, pois somos todos iguais.

Desenho

representando uma

família do

candomblé.

Deve-se trabalhar mostrando nas escolas para as crianças que não pode existir o preconceito sobre as religiões, que a religião do candomblé é uma cultura que vem de gerações, pois não define um indivíduo do outro.

Desenho de uma

mulher com cabelos

longos sem cortes e

saia, abraçada com

homem segurando

um terço

representando um

casal com crenças

diferentes.

O casamento entre pessoas de crenças diferentes é possível quando existe o respeito de ambas as partes. Neste caso é imprescindível a prática do multiculturalismo aberto e interativo onde se reconhece a cultura do outro sem preconceito e discriminação, também não existe a pretensão de incorporar os sujeitos numa cultura homogenia, ou seja, neste caso, tentar mudar o outro, trazendo-o para a sua religião.

Desenho de um pai

na cadeira de rodas

numa quadra

esportiva com uma

bola de basquete na

mão.

É necessário quebrar o preconceito com relação aos cadeirantes no sentido de vê-los como inválidos. Com adaptações é possível um cadeirante praticar esportes de várias modalidades, participar de campeonatos e até mesmo de olimpíadas. É importante salientar que um pai cadeirante é capaz interagir no meio social e

esportivo com seu filho, ensinando e aprendendo de uma maneira especial.

Desenho de homem,

uma criança e um

cachorro em frente a

uma casa

representando uma

família

monoparental.

Composta por apenas um dos progenitores independente da causa (morte, abandono ou divórcio), deve-se enfatizar que mesmo a família composta por apenas um dos pais, este possui a capacidade de educar, sustentar, conversar sobre todos os assuntos independentes do sexo do filho, entender, viajar, realizar e ensinar tarefas domésticas normalmente, como todas as outras famílias formadas por pai, mãe e filho(s).

Desenho de um casal

hetero branco e uma

criança negra, num

piquenique em um

parque,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com