TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Cultural na Sociedade e na Escola

Seminário: A Diversidade Cultural na Sociedade e na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Seminário  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 3

A Diversidade Cultural na Sociedade e na Escola

A formação da cultura humana, sua diversidade e suas características fundamentais em nossa sociedade está cada vez mais diversificadas.

A palavra “cultura” tem um comum significado de acumulo de conhecimentos, todos os seres humanos possuem cultura e estas não podem ser melhor ou inferior, são somente diferentes, ao compreendermos que nossas atitudes e nossos atos estão ligados com a cultura do modo de vestir-se, falar com tudo iremos observar os valores adotados para uma raça humana.

Em nossa sociedade existem enorme grupos que constituem subculturas vindas de outras culturas. Por exemplo é a subcultura formada pelos descendentes de imigrantes japoneses no Brasil, que no país são identificados como japoneses e assumem essa identidade de tal modo que se sentem estrangeiros no país, pois se identificam com o Japão, terra originaria de seus pais, pois quando migram para o Japão sofrem discriminação e são chamados de brasileiros, apresentando traços culturais destintos que tornam únicos. Assim descobrem que formam uma cultura absolutamente

diferente e sem dúvida são subculturas da cultura brasileira. Em fim formam na realidade uma outra cultura única no ponto de vista global.

Com a nossa sociedade cheia de diversidades só resta vivenciar em nosso cotidiano, levando ao conhecimento das escolas para ser explorado com mais entusiasmo e viver em sociedade mesmo.

Para que seja compartilhada com grupos escolares num processo de socialização, mostrando que a cultura compreende a totalidade das criações humanas que incluem idéias, valores manifestações artísticas de todo tipo, crenças instituições sociais, instrumentos de trabalho, tipo de vestuários, alimentação etc.

“A diversidade cultural existente no mundo faz com que determinados hábitos e costumes sejam absolutamente estranhos e exóticos quando confrontados com cultura diversa. Para os ocidentais em particular, alguns atos realizados em algumas culturas são inexplicáveis, como o casamento de um cão com uma menina como ocorreu na Índia, neste inicio de século, numa cerimônia acompanhada por mais de cem convidados.

Devido a crença de que a garota precisava quebrar um feitiço, pois seus dentes haviam nascido primeiro na gengiva superior – o que sua tribo considera um feitiço maléfico - , ela teve que casar-se o mais rápido possível. Como seu pai tinha condições financeiras para casa-lá com um garoto, resolveu que o noivo seria um cão”.

O que o pai da

menina fez não só foi oculto na sua cultura, como ele acreditou fortemente que sua atitude resultará, em benefícios para a criança. A tendência de outras culturas, outros povos, será ridicularizar o que foi feito, considerando sem sentido algum.

Nas dimensões interligadas que são explicitadas na interligação de conteúdos, provenientes de culturas e grupos variados para ilustrar os conceitos chave, os princípios, as generalizações e teorias nas suas disciplinas ou áreas de atuação. No processo de constituição do conhecimento propondo formas por meio dos quais os professores ajudam os alunos a entender, investigar e determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com