TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demonstração da posição financeira consolidada

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA

INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE COIMBRA

[pic 2]

Curso: Contabilidade e Auditoria

Unidade Curricular: Consolidação das Demonstrações Financeiras

Elaborado por: Diogo Monteiro Nº14885 e Inês Jorge Nº14084

Docente: Fernanda Alberto

Ano Lectivo: 2017/2018

Índice

Introdução:        3

História da Galp:        4

Consolidando….        5

        Perímetro de Consolidação        6

        Estudo das contas consolidadas:        10

Anexo às Demonstrações Financeiras Consolidadas        18

        Demonstração da posição financeira consolidada        18

        Demonstração dos resultados consolidados        19

        Demonstração consolidada do rendimento integral        20

        Demonstração consolidada dos fluxos de caixa        21

Conclusão        22

Referências Bibliográficas        23

Introdução

 

          O trabalho realizado foi-nos proposto pela docente Fernanda Alberto na unidade curricular de Consolidação das Demonstrações Financeiras onde tínhamos a escolha um caso real de concentração de empresas ou a análise das contas consolidadas de um grupo de sociedades.

          Numa rápida exposição, Consolidação das Demonstrações Financeiras é uma técnica de natureza contabilística que tem como principal objectivo o estudo dos aspectos contabilísticos específicos dos investimentos financeiros e da informação financeira dos grupos de sociedades onde no final seremos capazes de aplicar as matérias leccionadas nas aulas para fazer uma boa análise das demonstrações financeiras consolidadas.

           A nossa escolha a Galp pois, é uma empresa bastante comum entre todos e que ouvimos falar várias vezes no nosso quotidiano. Este trabalho será dividido em vários pontos principais que passam inicialmente por abordar um pouco a história da empresa, seguindo-se do perímetro de consolidação onde falaremos das empresas associadas, subsidiárias e conjuntamente controladas e por fim a análise das demonstrações financeiras consolidadas que será feita a partir de anexos retirados dos Relatórios de Contas disponibilizados pela Galp e qual o método utilizado para consolidar.

História da Galp

          Em 1846, Lisboa começa a ser iluminada com os primeiros candeeiros a gás.

          A primeira grande fase da história da Galp foi a criação da primeira refinaria em Portugal no ano de 1940 pela SACOR. No ano de 1976 a Petrogal inicia as investigações para a definição da marca e do símbolo da empresa sendo que o nome Galp e o símbolo 'G' apenas é lançado em 1978. Em 1977, a Petrogal cria a direcção de pesquisa e produção com o objectivo de participar nas concessões de áreas onshore em Portugal e de ter oportunidades para pesquisar a área petrolífera de Angola. Na data de 1989 é fundada a GDP - Gás de Portugal, S. A. com a missão de fornecer gás natural ao país. A Galp foi constituída em 22 de Abril de 1999 com o nome de GALP – Petróleos e Gás de Portugal, SGPS, S. A. e com o objectivo de explorar os negócios do petróleo e do gás natural em Portugal.

          Da iluminação a gás, ao petróleo e ao gás natural, passaram-se inúmeros anos de progresso. E nesses mesmos anos surgem novas fontes de energia como a CRGE, a Sonap, a Sacor, a Cidla, a SPP e a Petrosul que mais tarde dão origem à Galp.

          A Galp é hoje detentora da Petrogal e a Gás de Portugal (GDP) sendo elas suas subsidiárias. Actualmente está entre as maiores empresas de Portugal, controlando cerca de 50% do comércio de combustíveis no país. A Galp tem a sua presença em onze países sendo a sua sede situada em São Domingos de BenficaLisboa com o total de 2 refinarias, 1435 estações de serviço (2017) e cerca de 6855 trabalhadores (2014).  

     

          Em 2011, pelo nono ano consecutivo, a Galp Energia foi eleita "Marca de Confiança", totalizando 61% dos votos é a segunda marca portuguesa com mais destaque em Espanha. Os principais accionistas são: Amorim Energia,B.V. com 38,34%, e a Parpública com 7%. O seu valor de mercado é de 9,7 mil milhões de euros (2014) e o seu lucro de 639 milhões de euros (2015) com um volume de negócios de 15.5 mil milhões.

Consolidando….

A consolidação das demonstrações financeiras consiste na agregação das contas de uma empresa-mãe com as suas subsidiárias, de modo a que estas representem a situação financeira e os resultados das operações do grupo como se de uma única entidade se tratasse. A consolidação das demonstrações financeiras aperfeiçoa a informação sobre todos os recursos económicos e financeiros do grupo, permitindo alcançar uma imagem verdadeira e apropriada da empresa. As demonstrações financeiras consolidadas serão apresentadas em milhares de Euros e são preparadas no pressuposto da continuidade das operações e tomando por base o custo histórico, excepto para os instrumentos financeiros derivados que se encontram registados pelo justo valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (990.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com