TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dependência em Petróleo

Por:   •  29/3/2018  •  Tese  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]


Questão 1: Baseado no documentário, analise a questão central da dependência ao petróleo x fontes alternativas de energia. Faça uma analise de cada uma delas (apresentadas no documentário) e apresente seus pontos positivos e/ou negativos. Como você vê a posição do Brasil neste contexto?

Resposta: Hoje em dia temos uma grande preocupação em relação à dependência que temos do petróleo. Porem em vários países no mundo já existem opções de energias renováveis, nos EUA temos como principal fonte renovável a energia solar, na China casas com material reciclado, na Europa a gente vê o abastecimento em massa pela energia eólica e no Brasil a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. A energia solar infelizmente é muito cara e também necessita de mais investimentos em pesquisa e instalações além de depender do clima na região. Já a energia eólica depende de áreas grandes e de ventos para gerar a energia, portanto não pode ser gerada em qualquer lugar e críticos defendem que também atrapalha o ecossistema local. Felizmente no Brasil o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar é um dos combustíveis mais baratos e limpos, mesmo que necessite de grandes áreas de plantio para a cana e a falta de investimento é bem visível além da necessidade de uma reforma politica. No documentário é falado sobre o hidrogênio como substituto, porem os carros para serem feitos são muito caros e para se adquirir essa energia necessita muita energia elétrica na quebra das moléculas de hidrogênio.

Questão 2: Considerando que o Brasil possui etanol, um produto substituto da gasolina e a situação apresentada no documentário da dependência ao petróleo, qual conselho vocês apresentariam para o governo no sentido de equacionar a produção de cana ao consumo de etanol? Haveria impactos nos outros setores da economia? Se sim, quais os mais relevantes? Justifique sua resposta.

Resposta: Com o aumento de consciência e de responsabilidade do povo, a questão de sustentabilidade do meio ambiente tem tirado cada vez mais atenção em os dias de hoje, pensamos mais no futuro e na próxima geração nossa. Por isso, certas medidas foram colocadas na pratica com o objetivo de evitar ou, pelo menos, diminuir os danos para nosso ambiente natural. Por exemplo, é previsível que combustíveis fosseis como petróleo serão eliminados pelo mercado, não por causa da falta das matérias, mas serão substituídas pelas energias renováveis como energia solar, eólica e hidrelétrica. Porque a grande quantidade de gás estufa emitida causada pela produção, pelo refino e uso dos combustíveis fosseis fizeram os problemas do ambiente cada vez mais claros: fusão de Iceberg, aumento de nível de mar global e aquecimento da temperatura.

Para tenta substituir o uso dos combustíveis fosseis, várias medidas foram tomadas pelos governos mundiais. Uma delas é o uso de biocombustível, nesse caso, é etanol. Como o petróleo já é essencial para nossa vida, não será fácil o substituir pelo outro produto. Então, o governo tem de criar umas regras obrigatórias para seu povo coloca na pratica, ou seja, uma política que pode estimular o uso do etanol. Porque mesmo que um pais tem condição de produzir grande quantidade de etanol, se não tiver um mercado, não teria demanda e o produzido perderá seu valor e ficará inútil. A Política Nacional de Biocombustível (RenovaBio) é um bom exemplo, que tem seu objetivo de contribuir para o cumprimento pelo Brasil do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, garantir a eficiência energética e redução nas emissões de gases, expandir a produção e uso de biocombustíveis. Outras medidas que o governo pode tomar são aumentar investimentos na tecnologia da produção e do refino da etanol. E diminuir impostos daquelas empresas que estão indo para nesse sentido, a partir dos fabricantes dos veículos com motores Flex (Gasolina e Álcool) no pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com