TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Social

Por:   •  2/9/2018  •  Bibliografia  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

O conceito de desigualdade se no Brasil e no mundo é comparada a um guarda-chuva, que vai de desigualdade de oportunidade, ate desigualdade de escolaridade, de renda, gênero entre tantos outros, em uma forma geral é caracterizada por desigualdade econômica.

Conforme dados da ONU, o Brasil em 2005 era o 8º país com o incide de desigualdade mais altos do mundo. Em 2009 o índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52, porém a desigualdade ainda é gritante.

Porém, a desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas, não como herança pré-moderna, mas sim como decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX. Junto como desenvolvimento, cresceu os índices não só de desigualdade mais sim os índices de mortalidade infantil, educação, criminalidade, renda, saúde, desemprego, fome e etc.

O numero de brasileiros abaixo da linha da pobreza aumentou em 2016, pelo segundo ano seguido, após uma década de redução, refletindo o impacto em todos os brasileiros.

   

  1. Desenvolvimento

Com a Constituição Federal e diversos códigos e estatutos, assegurando o acesso à educação, moradia, saúde, segurança pública, além de autonomias econômicas e ideológicas, a realidade que se vê ainda é distante do que se reza nos direitos do cidadão brasileiro no tocante à erradicação da desigualdade social neste país, em constante crescimento econômico e político.

As regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e o Nordeste do país, os quais apresentam os piores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2011) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontam a diminuição da pobreza e, consequentemente, da desigualdade social.

 Nos últimos anos 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 36 milhões entraram na classe média, entretanto, estima-se que 16 milhões de pessoas ainda permanecem na pobreza extrema. Com base em uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as transferências do Programa Bolsa Família são responsáveis por 13% da redução da desigualdade no país.

Em 2011 foi criado o Plano Brasil sem Miséria, que tinha como objetivo erradicar a fome e a desigualdade no país, o plano propõe o rompimento de barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam pessoas e regiões. Tem o objetivo, de mostrar que no campo e na cidade, pode se identificar e inscrever as pessoas de baixa renda que, por algum motivo, não recebem auxílios.

No campo, onde está concentrada a maior parcela, ou seja, 47% do público do plano, as estratégias para o meio rural, Já na cidade, o foco está nas oportunidades de trabalho para os mais pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com