TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA DE MERCADO

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito da economia É o estudo de como as pessoas e asociedade decidem empregar recursos escassos, os quais poderiam ter utilizações, para produzir bens variados.

Economia e Mercado Uma das preocupações da economia éestudar a maneira como se administramos recursos escassos, com o objetivo deproduzir bens, serviços e distribuí-lospara seu consumo entre os membros da sociedade.

Problema econômico O problema econômico fundamenta-sena ideia da escassez; logo, é necessárioser definido: o que produzir, comoproduzir e para quem produzir.

Perguntas fundamentais daeconomia O que produzir? Quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

A lei da escassez e de recursosEscassez ? Demanda ? ?Necessidade/Utilidade/Satisfaç

Necessidades sociaisNecessidades da sociedade: Saúde. Educação. Segurança. Emprego. Tecnologia. Justiça. Estradas. Outras.

Problema econômico fundamentalO que gera os problemas da escassez derecursos? Pressão sobre os preços. Mudança nos hábitos de consumo. Novas alternativas de produção Novas alternativas de produção. Transformação do cenárioeconômico.

Modos de produção Variadas alternativas foram adotadaspelas sociedades econômicas para asolução de seus problemas atéchegarmos à época atual. Revolução da Informação. Revolução Industrial. Revolução Agrícola. Cada modo de produção engloba osobjetos de trabalho adotados, comoferramentas máquinas e organização ferramentas, máquinas e organizaçãoindustrial

Forças produtivas Expressam a posição do homem emrelação às coisas e às forças da naturezautilizadas para a criação dos bensmateriais

Bens finais:Englobam os bens de consumo que jáforam completamente transformadospelo processo de produção e que, porsua vez, se subdividem em: Bens de consumo não duráveis:consumidos num período curto detempo. Ex: produtos alimentícios. Bens de consumo duráveis:permitem o uso por um tempo maior: permitem o uso por um tempo maior:eletrodomésticos, automóveis etc.

Bens de capital ou produção Devem ser mencionados, entre os bensfinais, os bens de capital ou deprodução, que se prestam à produção denovos bens, como é o caso dasmáquinas e de outros utensílios.

Bens intermediários Trata-se dos bens que ainda nãocompletaram o seu processo detransformação e conversão em bens deconsumo ou de capital e que sãoncapazes de atender às necessidadesdos agentes econômicos entre os q ais dos agentes econômicos, entre os quaispodemos citar, por exemplo, o cimento,o ferro e o aço.

Economia e MercadoCurva de possibilidades de produção: Representa as trocas que indivíduos,empresas ou governo são obrigados afazer em função da escassez. Representa o total de um tipo de produto Representa o total de um tipo de produtoque se pode produzir em detrimento deoutro. Representa a capacidade produtivateórica de uma sociedade.

Custo de oportunidade Também conhecido como custoalternativo, é o custo ou a perda do quenão foi escolhido, ou seja, os bens,produtos ou serviços a que se decidiurenunciar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com