TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA DO MERCADO

Projeto de pesquisa: A ECONOMIA DO MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

(1) CONCEITUE:

- ECONOMIA DE MERCADO

SISTEMA DE PURA CONCORRÊNCIA

SISTEMA DE ECONOMIA MISTA

Conceitue :

Economia do mercado :

Economia de mercado é um sistema econômico em que os agentes econômicos (empresas, bancos, prestadoras de serviços, etc.) podem atuar com pouca interferência governamental. É um sistema típico da economia capitalista. A economia de mercado é um dos pilares apoiados por economistas que defendem o liberalismo econômico e o neoliberalismo. Um das características são: Liberdade para definição de preços de serviços e mercadorias. A livre concorrência é que regula o mercado com relação aos preços; - Produção e consumo de bens e serviços estabelecidos pela interação entre oferta e demanda.

Concorrência pura :

O Sistema de concorrência pura . O mercado, sem a interferência do governo, resolve encontrar seu ponto de equilíbrio, por meio do mecanismo de preços. Prevalece o laissez-faire: milhares de produtores e de consumidores têm condições de resolver os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como que guiados por uma mão invisível.

Economia Mista :

O sistema de economia mista caracteriza-se pela existência, no seio do universo econômico, de duas esferas de interesses: a pública e a privada e pela participação crescente do Estado, por inúmeras razões, na vida econômica, quer em serviços tradicionais, quer em novas atividades de produção e de promoção.

Em um sistema deste tipo, o papel clássico do "mercado" é complementado por outros mecanismos tendentes a corrigir e aperfeiçoá-lo.

(2) REALIZAR PESQUISA ACERCA DO SETOR INDUSTRIAL BRASILEIRO:

-- MOMENTO ATUAL

-- DIFICULDADES

-- PROJEÇÃO FUTURA

Momento Atual :

A economia do setor industrial do Brasil se expandiu em dezembro, com o crescimento mais forte da produção e os ganhos renovados no volume de novos trabalhos, segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), do instituto Markint, divulgado nesta quinta-feira (2). Ao mesmo tempo, segundo o relatório, a inflação de preços de insumos e de produtos diminuiu ainda mais no último mês do ano.

Dificuldades :

Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade avalia que os números mostram que a indústria brasileira ainda enfrenta dificuldades para crescer. Diante disso, a CNI defende a intensificação de medidas de redução de custos, como a desoneração dos investimentos, para que seja retomado, com mais vigor, o crescimento industrial.

A CNI prevê que, este ano, a economia brasileira deve continuar enfrentando dificuldades para aumentar a velocidade de expansão, provavelmente com desempenho semelhante ao de 2013, já que a indústria não recuperou o vigor, e o consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com