TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA RECENTEMENTE

Resenha: A ECONOMIA RECENTEMENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

A Economia é uma ciência que surge a partir de uma questão aparentemente muito simples: a alocação de recursos escassos. Por recursos, entende-se não apenas dinheiro e recursos financeiros, mas também disponibilidade de matéria-prima, trabalhadores, terrenos etc. E, como bem se sabe, os recursos são limitados. Ainda que você seja a pessoa mais rica do mundo, sua conta bancária tem um valor que indica a quantidade máxima de recursos que você pode comprar.

É a forma política, social e econômica pela qual está organizada a sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam.

Este trabalho apresentará uma analise de mercado identificando potencialidades e dificuldades no ambiente interno e externo á empresa, entendendo cenários econômicos.

A ECONOMIA RECENTEMENTE

Os cenários econômicos futuros para o setor de fabricação de chocolate são muito favoráveis. Apesar de este ramo possuir um mercado muito competitivo, pois as exigências para obter qualidade e sabor sobem cada vez mais, ainda assim possui um panorama muito positivo e próspero porque a crise financeira mundial não afeta este setor, pois, em sua maioria, são produtos com baixo custo e acessíveis a várias camadas da população.

A inflação do chocolate foi de 8,96% no período de março de 2011 à março de 2012, índice considerado baixo comparado à demanda crescente deste produto. O crescimento das vendas vem sido puxado pelos consumidores da classe C, que estão conquistando um poder de compra ampliado. A alta nos preços foi influenciada pelo reajuste de custos dos principais fatores de produção, tais como o açúcar, que teve alta de 20%, a energia elétrica e o cacau 15%.

Outro fator que teve reflexo no preço dos ovos de Páscoa em 2012 foi o aumento de 20% no custo da mão de obra chinesa, de onde vêm a maioria dos brindes e brinquedo que acompanham os ovos.

Quanto ao preço de venda, no período de janeiro à março de 2012 a alta foi de 0,63%. No período de maior consumo (Páscoa), o aumento nas vendas foi de 10% em termos reais, já descontada a inflação, no comparativo 2011-2012.

Para 2013, a estimativa de aumento nos preços é de 4,5%. Quanto à taxa Selic, deverá fechar 2012 em 9% e 2013 em 10%, índice acima da inflação, de 6,01% no período março 2011- março 2012, segundo o IBGE.

5 CONCLUSÃO

A partir das pesquisas realizadas, apresentadas no contexto acima, podemos concluir que o país se desenvolve cada vez mais através da economia. Impulsionado os municípios, assim como a serra gaucha, o desenvolvimento de grandes industriais, na área do chocolate como especificado no trabalho proposto, traz grandes benefícios à cidade na qual a mesma esta instalada. Economicamente falando, grandes empresas geram uma diversidade de oportunidades de empregos, para todas as classes sociais, com isso gera renda para os trabalhadores e munícipes, os quais iram investir em recursos provenientes do município, trazendo novos recursos para a administração dar aos moradores maiores condições de infraestrutura.

Tudo isso se torna um ciclo, um lado investindo no outro lado, gerando renda e beneficiando a todos. A economia afeta diretamente a vida social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com