TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DOS CAPÍTULOS DO TRABALHO

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

O objetivo da Monografia é apresentar a estrutura do mercado de cartões brasileiro ,analisar o modelo de negócios inovador do cartão de crédito Nubank e analisar sua eficiência relacionando crescimento da base de clientes, resultado financeiro e perspectivas da empresa a curto, médio e longo prazo.

Palavras Chave: Inovação; Modelo de Negócio; Resultado financeiro.

SUMÁRIO

Objetivos e objeto 5

OBJETO DE ESTUDO 5

DELIMITAÇÃO DO TEMA 5

PROBLEMA 5

OBJETIVO GERAL 5

OBJETIVOS ESPECIFICOS 5

JUSTIFICATIVA 6

METODOLOGIA 6

REFERENCIAL TEÓRICO 7

ESTRUTURA DOS CAPITULOS DO TRABALHO 10

CRONOGRAMA E EXECUÇÃO DO TRABALHO 11

Referência bibliográfica 12

OBJETIVOS E OBJETO

OBJETO DE ESTUDO

O cartão de crédito Nubank

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O modelo de negócio inovador do Nubank dentro mercado de cartões brasileiro

PROBLEMA

Quando olhamos especificamente o mercado de meios de pagamentos podemos dizer que é um dos mercados que mais nascem inovações. Observamos essa inovação diariamente até mesmo pela quantidade de novas maneiras de realizar transações que vem surgindo, a tecnologia e a criatividade desejam tornar o processo de compra e venda cada vez mais prático, menos burocrático e eficiente. Porém para que este processo se torne possível é necessário um alto grau de especialização e investimento tecnológico, ou seja, barreiras à entrada que inviabilizam uma entrada relevante dos pequenos players. Os grandes bancos possuem um alto nível de capital o que facilita todo o processo de desenvolvimento tecnológico, investimento em rewards(programas de fidelidade) e parcerias com varejistas, além disso o cliente normalmente já possui um extenso relacionamento com os demais produtos bancários desde a conta corrente ao financiamento imobiliário e de veículos, o que muitas vezes se torna um fato decisivo para que o cliente opte pelo cartão do mesmo banco ao qual já detém relacionamento.

Com essa dificuldade de entrada, os pequenos players do mercado de cartão de crédito normalmente atuam em nichos específicos, como por exemplo:

- Private labels: Cartões de crédito para Lojistas, cartões não bandeirados para que um determinado lojista oferte aos seus clientes buscando a fidelização.

- Business Cards : Cartões de crédito focados em pessoas jurídicas, buscando facilitar as compras de uma empresa.

Alguns desses cartões tiveram sucesso, porém sempre houve um questionamento de quando e como alguma empresa poderia bater de frente com os grandes bancos e finalmente entrar com relevância no mercado de cartões? Como agregar tamanho valor ao cliente para que o mesmo opte por um cartão de crédito que não é emitido por um grande banco? Além dessas questões essenciais para o desenvolvimento de um novo produto, mesmo que estas forem superadas através do modelo de negócio, como conseguir romper a primeira e principal barreira a entrada, o alto valor de investimento inicial? E por fim e não menos importante, como após uma idéia disruptiva e investimento, aplicar o produto ao mercado e este apresentar resultado financeiro?

OBJETIVO GERAL

Estudo de caso do Cartão de crédito Nubank

OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Apresentar a estrutura e o funcionamento do mercado de Cartões Brasileiro

- Apresentar o modelo de negócio e proposta de valor do cartão de crédito Nubank

- Relacionar os diferenciais da proposta de valor do Nubank com a dos cartões dos grandes bancos brasileiros que dominam este mercado

- Apresentar uma análise da eficiência do modelo de negócios do Nubank, relacionando o modelo de negócio, crescimento da base de clientes, resultado financeiro e perspectivas da empresa a curto, médio e longo prazo.

JUSTIFICATIVA

O Nubank foi fundado em 2013, mas só lançou o Cartão de crédito efetivamente no mercado em 2014, desde 2014 até meados do 2º semestre de 2017, por volta de 8 milhões de pessoas já haviam solicitado o seu “roxinho”. Dentre estes, atualmente aproximadamente 1 milhão de cartões ativos, ainda pouco perto dos 83 milhões de cartões ativos a nível Brasil ao final de 2016, segundo o Banco Central. Porém isso mostra o rápido crescimento das fintechs no mercado de meios de pagamento, juntamente com o Banco Original, a Nubank pagamentos SA foi apontada pelo Goldman Sachs como uma das fintechs inovadoras desse movimento de crescimento.

Todo esse crescimento explosivo veio atrelado a uma proposta de valor diferenciada dos demais players emissores de cartões de crédito, sendo o mercado de cartões altamente concentrado, os principais bancos brasileiros sempre atuaram com a cobrança da anuidade justificada principalmente por um atendimento físico e uma série de benefícios como programas de milhagem e desconto de 50% no cinema, sendo que as taxas de juros do rotativo sempre foram altas em relação a outras linhas de crédito brasileiras e até mesmo a cartões de créditos emitidos em outros países, o que sempre causou e sempre causará uma certa controvérsia entre os clientes. O Nubank foi o 1º cartão 100% digital desde o cadastro, onde o cliente envia documentos e confirma dados, até a gestão online da conta, com acompanhamento dos gastos e bloqueio online do cartão, e como cereja do bolo de sua proposta, não há cobrança de anuidade e a taxa de juros do rotativo é bem abaixo da média do mercado, assim o consumidor tem o controle do cartão em um aplicativo digital, simples e com um excelente design, não paga anuidade e é muito bem atendido.

A inovação é extremamente importante para todas as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com