TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho diário do CAPS

Tese: O Trabalho diário do CAPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Tese  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 2

O Trabalho diário do CAPS

direcionado aos casos de Álcool e outras Drogas

O CAPS “Vida e Saúde de Campos Novos, implantado no município no ano de 2002, além de atender aos casos de Transtornos mentais severos e persistentes, também está responsável por atender aos casos graves de dependência química.

Existe um tipo de CAPS especializado em atender apenas casos de álcool e drogas, que são os CAPS ad, porém, estes, são implantados apenas em municípios com população a cima de 100.000 habitantes. Na falta desse CAPS ad, os CAPS I devem prestar estes atendimentos.

O CAPS I é a modalidade do CAPS de Campos Novos e, em 9 anos de funcionamento, o aumento do número dos casos de dependência química é assutador. Dentre todas as outras patologias que o Centro de Atenção também atende, os casos de dependencia química estão liderando os dados estatísticos; Mais de 1/3 dos casos atendidos no CAPS são casos de Transtornos Mentais decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Como funcionam os atendimentos dos casos de

dependência química no CAPS deCampos Novos?

Para participar dos atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial, inicialmente o paciente deverá apresentar um encaminhamento médico (encaminhado pela Unidade Básica de Saúde); este paciente será avaliado pelo médico do programa de saúde Mental e, conforme o grau de acometimento do paciente, este será encaminhado ao CAPS.

Nos casos de Dependência Química, visando facilitar o atendimento, o paciente não precisa o encaminhamento médico, recebendo assistência desde o primeiro contato com o CAPS; Este paciente passará pela consulta com a médica psiquiatra o mais breve possível e, esta profissional é quem avaliará a necessidade de internamento em clínica especializada ou a possibilidade em manter o tratamento no Centro de Atenção.

Os usuários que já encontravam-se em regime de internamento, ou mesmo os usuários que foram encaminhados para a internação, deverão dar continuidade ao tratamento no CAPS após o retorno da Clínica ou Hospital.

O CAPS “Vida e Saúde” oferece diariamente atendimentos individuais nas áreas de Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social para todos os usuários. Também oferece os atendimentos em Grupos, como os Grupos Psicoterapêuticos, Grupos de Terapia Ocupacional e de mais Oficinas, como a Oficina da Saúde, o Grupo de Musicoterapia, Grupo de Atividades da Vida Diária e Vida Prática e outros.

Cada Grupo visa assitir a uma determinada demanda. Tratando-se especialmetne da demanda de álcool e drogas, o CAPS oferece:

• Consultas com a Médica Psiquiatra

• Encaminhamentos para internação caso haja necessidade

• Atendimentos individuais com o enfermeiro, psicóloga, assistente social;

• Psicoterapia Individual

• Orientação à família

• Grupo “Nova Vida”

• Oficina do Esporte

• Inclusão em outras atividades com as quais o usuário se identifique

• Participação das atividades externas e festividades visando promover a reinserção social.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »