TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Brasileira

Por:   •  27/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Monique Teister Azevedo

EXERCICIOS 2º VARGAS (LEOPOLDI)

  1. Qual o significado do 2º governo Vargas?

O significado do 2° governo de Vargas é a tentativa de implantação de uma indústria pesada nacional a fim de garantir autonomia e independência econômica. Vargas promoveu uma serie de investimentos em infraestrutura e deixou base razoável para a indústria, possibilitando seu desenvolvimento no governo JK.

  1. O que foi o Plano Geral de Industrialização?  Descreva e aponte o papel da indústria pesada e a automobilística

O projeto de industrialização acelerada foi um fator de progresso social e de autonomia nacional. É mais complexo, mais abrangente e mais integrado que o projeto do Estado Novo. É nacionalista e quer a autonomia da nação, sua independência econômica em relação à economia externa. Possui 5 eixos, sendo eles: indústria pesada, modernização capitalista da agricultura, melhoria na condição de vida das massas, equação de financiamento e articulação da economia brasileira com o capitalismo internacional.

  1. Quais as formas de financiamento adotadas ao longo do seu governo?

Financiamentos de bancos públicos internacionais como BIRD e EXIMBANK.

  1. Como se deu a criação do BNDE?

Se deu através do reaparelhamento econômico com intuito de agilizar o financiamento para indústria de bens de produção. Lafer aprova junto ao Congresso um fundo geral da economia, sendo este fundo o pressuposto do BNDE.

  1. O que foi a instrução SUMOC 70 e a quem privilegiava?

A instrução 70 da sumoc condicionava as importações e exportações conforme sua essencialidade. Para isso, foram criadas 5 tabelas diferentes de câmbios, onde se favorecia a importação de bens de K e produtos essenciais e desfavorecia a importação de bens supérfluos. Privilegiava os industriais.

  1. Aponte fracassos e sucessos do governo Vargas.

Sucessos: aparelhamento econômico se expandiu e ganhou melhor coordenação, avanço no setor de infraestrutura de energia e transporte, intensificação nos investimentos em siderurgia e petróleo, crescimento e intensificação da modernização da estrutura industrial através de ativas politicas de crédito e câmbio.

Fracassos: não foram realizadas reformas tributarias e administrativas, politicas agrarias, sociais urbanas de resultados irrelevantes, financiamento externo foi muito modesto e não foi obtido sem vinculações.

  1. Quais os limites do capital privado nacional em Vargas?

Apesar da abertura havia o pressuposto de sua subordinação ao setor publico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com