TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Brasileira Contemporânea

Por:   •  24/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

           Weslley Barbosa da Silva Batista

                 Engenharia de Produção

                       Universidade Veiga de Almeida

                                      NOVA IGUAÇU

O ponto forte da economia de Nova Iguaçu são suas atividades no comercio, possuindo um dos centros comerciais mais importantes do Rio de Janeiro.

Nova Iguaçu é um município do estado do Rio de Janeiro, Localizado na Baixada Fluminense. Com uma área territorial de 520.581 km² e uma população aproximada de 825.388 pessoas (2021). Sua densidade demográfica é de 1.527,60 hab/km², 0,713 representando o IDH e com uma renda per capita de 20.538,67 reais.

O Produto Interno Bruto – PIB cujo seu intuito é medir o poder econômico de um país. Nova Iguaçu referente ao ano de 2021, atingiu a casa de mais de R$ 16 bilhões, a principal fonte de arrecadação do município é sem dúvidas o comércio e os serviços, possuindo um dos centros comerciais mais importante do estado, contando com as principais lojas e serviços do país.

Já em 2019 a renda per capita do município era de 2,1 salários mínimos, com um pessoal ocupado representando 104.793 pessoas, o que representa 12,8% da população.

O IDH de Nova Iguaçu sendo 0,713, descreve o município como tendo uma média qualidade de vida, quanto mais perto de 1, melhor é a qualidade representada e maios próximo de 0 descreve uma baixa qualidade de vida, porém nunca se chega a esses extremos.

Nova Iguaçu conta com uma densidade demográfica de 1.527,60 hab/km², conceito que contabiliza o número de pessoas que habitam em um espaço determinado.

Um aporte da ONU seria de grande avanço na economia e melhoria de vida dos habitantes, por ser um município com uma área territorial grande e com a população também em constante crescimento, tendo um dos centros comerciais mais importantes do estado, o aporte iria acelerar o crescimento estrutural da cidade, expandindo sua atividade comercial e favorecendo até mesmo os municípios a sua volta.

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/nova-iguacu/panorama

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com