TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia de Mercado

Por:   •  21/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

3

1. INTRODUÇÃO

Pesquisamos sobre a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A que surgiu no Brasil em 2008 por David Neeleman. O nome Azul foi escolhido através de uma votação no websyte, onde os nomes a serem votados eram Samba e Azul, Samba foi o maior votado, porem Neeleman escolheu azul.

Nossa base de pesquisa foi baseada na economia de mercado da empresa Azul, envolvendo políticas macroeconômicas, os impactos decorrentes da variação cambial, políticas de crédito, interferência do processo inflacionário e suas consequências para o mercado de trabalho.

A pesquisa demonstrará gráficos e ênfase sobre os assuntos a serem abordados, tendo um desenvolvimento a cada tópico para que a pesquisa mostre como a Azul cresceu desde de 2008 no mercado.

4

2. A EMPRESA.

Azul Linhas Aéreas

Fundada em 2008, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem o objetivo de levar conexões aéreas às cidades nacionais, especialmente onde o serviço é deficitário ou inexistente. “A grande contribuição que a Azul pode trazer para o Brasil é olhar para esses locais e ajudar a conectá-los ao resto do País e do mundo”, comenta o vice-presidente financeiro, Alex Malfitani.

Em entrevista exclusiva à revista Comércio & Serviços, ele considera a proximidade com o cliente e a valorização de sua experiência como elementos fundamentais para quem busca o crescimento.

Localizada em Campinas, a empresa optou em se instalar na cidade com 1,1 milhão de habitantes, por causa da ótima infraestrutura no Aeroporto de Viracopos e a alta demanda de uma região populosa e rica, que era mal atendida na época. “Hoje, temos uma combinação de infraestrutura, demanda local e alta conectividade. Em períodos de pico, chegamos a ter 180 voos por dia no aeroporto. Antes da Azul, não havia mais do que dez”, analisa Malfitani.

A aposta da companhia em um aeroporto fora do eixo principal da aviação brasileira foi certeira e ainda deve render muitos frutos ao setor aéreo. Hoje, a Azul voa de Campinas para 53 destinos diretos, além de atuar sozinha em 38 cidades, sendo três no exterior (Caiena, Fort Lauderdale e Lisboa). Ao todo, a empresa oferece voos para quase cem cidades do Brasil, enquanto a concorrência voa para 50. “A expectativa é de abrirmos de oito a dez novos destinos em 2018. Nos próximos anos, queremos chegar a 35 novas cidades, entre elas, Santa Cruz de La Sierra, Caruaru, Mossoró, Umuarama, Santos e Caçador”, estima.

Graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e com MBA pela Kellogg School of Management, Alex Malfitani também atua à frente do Tudo Azul, programa de fidelidade da companhia com 11 milhões de associados.

5

3.POLÍTICA MACROECONOMICA

A macroeconomia preocupa-se com aspectos em curto prazo como por exemplo questões de desemprego e também com variáveis tais como, inflação, crescimento econômico, juros e questões de distribuição de renda.

3.1 Azul linhas aéreas na macroeconomia.

Antes da empresa Azul se instalar no Brasil, o aeroporto de Viracopos estava praticamente fora de rota para vôos domésticos, e sem muita expectativa de melhorias. Com a entrada da Azul no mercado aéreo e a parceria com o aeroporto, Viracopos passou por profunda transformação. E o aeroporto que estava esquecido para transporte de passageiros se tornou peça fundamental para compor o sistema de atendimento da copa do mundo de 2014. A chegada da Azul e a parceria com Viracopos gerou ganhos para ambos, o aeroporto teve uma guinada na parte de comércio e alimentação, sendo cede para novas pequenas empresas e gerando mais trabalho em uma região que estava em baixa. Empresas terceirizadas de limpeza e vigilância também foram beneficiadas, gerando assim com toda essa expansão uma melhor distribuição de renda na região de Campinas.

A Azul linhas aéreas teve papel fundamental para o crescimento do aeroporto e o colocou de volta no mapa do setor aeroportuário brasileiro. aquecimento da economia local, uma vez que o volume de passageiros cresceu 700% em apenas quatro anos.

A empresa de aviação Azul atingiu algumas metas dentro da macroeconomia tais como aumentar o nível de emprego, distribuir renda, aquecer a economia e solucionar conflitos de objetivos.

Só o Hangar construído pela Azul irá gerar cerca de 500 vagas de emprego.

Há também uma preocupação com pessoas e suas necessidades especiais, e por isso cerca de 150 vagas para PDC foram disponibilizadas.

Foram empregadas cerca de 10 mil pessoas diretamente.

6

4.POLÍTICA MICROECONOMICA.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

4.1 Oferta e Demanda.

Mercado de aviação no ano de 2018 o mercado de aviação no Brasil registrou um aumento de 4,4% na demanda (RPK) combinado ao aumento na oferta (ASK) de 4,6% comparado com o mesmo período no ano anterior. Como resultado, a taxa de ocupação foi de 81,3%, uma redução de 0,2 pontos percentuais comparado com 2017. Em contrapartida, a Azul registrou um crescimento na demanda de 16,4% ante um aumento na oferta 16,0%, resultando em uma taxa de ocupação de 82,3%, 0,2 pontos percentuais maior que a registrada em 2017. Em 2018, a participação de mercado da Azul em termos de RPK foi de 19%.

A companhia aérea Azul informou que a taxa média de ocupação em voos da companhia cresceu em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso, porque a demanda por passagens aéreas da companhia foi superior à oferta. De acordo com a Azul, em fevereiro, a demanda por passagens aéreas da companhia cresceu 18,4% quando comparada ao mesmo mês de 2018. Enquanto a oferta de assentos subiu 16,9% na mesma base de comparação. Desta forma, a taxa de ocupação foi de 80,1% para 81,1%. Nos voos domésticos, a demanda obteve alta de 24,4%, ao passo que a oferta de passagens aéreas subiu 20,1%. Com isso, os voos da Azul subiram 2,9%, somando 82,1%. No caso das operações internacionais, a demanda por voos teve crescimento de 1,3%, enquanto a oferta cresceu 7,4%. Assim, a taxa de ocupação caiu 4,7%. Saiba mais: Azul prevê aumento de 18% da oferta após trocar aeronaves Estimativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com