TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia dos Mercados e Concorrência

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

[pic 3]

ÍNDICE

  1. INTODUÇÃO .......................................................................... 3
  2. ENQUADRAMENTO DO SETOR .......................................... 3
  1. Analise Setorial ............................................................... 3
  2. Indústria de Lavandaria em Portugal ............................ 4
  3. Indústria de Lavandaria em Braga ................................ 6
  1. ENQUADRAMENTO DA EMPRESA ..................................... 6
  1. Características da Empresa ........................................... 6
  2. Definição de Mercado Relevante ................................... 7
  3. Mercado Relevante para Onda Fresca .......................... 7
  4. Caracterização da Estrutura de Mercado ..................... 8
  1. CONCORRÊNCIA E PODER DE MERCADO ....................... 10
  1. Analise da Concorrência ................................................ 10
  2. Analise das Fontes de Poder de Mercado .................... 11
  1. CONCLUSÃO ......................................................................... 13
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................... 14

 

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Economia dos Mercados e da Concorrência, com o objetivo de verificar o setor de lavandarias domésticas, especificamente na Cidade de Braga – Distrito de Braga, e identificar as condições de concorrências utilizadas pelas lavandarias domésticas (lavandarias independentes e franqueadas), no que trata a influência da adoção da inovação na competitividade na prestação dos serviços oferecidos. Para tanto, a metodologia aplicada foi o uso da pesquisa bibliográfica teórico-documental para a busca das informações das freguesias com a maior concentração demográfica, como ponto de estudo: A união das freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães (reforma administrativa nacional em 2013) e São Vitor, juntas correspondem entorno de 24% da população (Censo de 2011), tendo nas suas imediações, centros comerciais, shoppings, supermercados, prédios residenciais e lojas de grande porte.

  1. ENQUADRAMENTO DO SETOR
  1. Análise Setorial

Através das revoluções industriais, o segmento que está presente de forma cada vez mais significativa na vida económica, social e no entretenimento das pessoas é a prestação de serviços. Os autores indicaram que o termo tipologia de serviços apareceu, formalmente, na literatura na década de 1960, a partir da divisão da economia, na década de 1940, em primária (agricultura), secundária (manufatura) e terciária (serviços), Cook, Goh e Chung (1999).

O setor específico de prestação de serviços que é o de Lavanderias Domésticas desempenham como um dos líderes da nova onda de expansão económica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global, esses serviços representam uma economia no orçamento doméstico, com a redução de uso de energia elétrica, além de minimizar o desperdício de água e tempo dos seus clientes.

O ramo da lavandaria é uma oportunidade para quem busca aproveitar a mudança de comportamento do consumidor sendo de grande importância económica. Considerando-se que as atividades de lavandaria são serviços prestados aos clientes basicamente de lavagem, secagem, passagem e entrega de rouparia, a qualidade do serviço percebida pelo cliente gira em torno da qualidade do atendimento e do estado final dos produtos em questão, e o que mais diferencia na competitividade desse mercado é a sustentabilidade ambiental e tecnológica.

Entre os fatores que impulsionam o crescimento para esse nicho de serviços, está a praticidade que os serviços oferecidos trazem para os consumidores, o fato de que muitos apartamentos não possuem área de lavandaria ou  as áreas são pequenas e não comportam lavar itens volumosos, o aumento da presença feminina no mercado de trabalho,  mais pessoas morando sozinhas, a rotina mais atribulada das pessoas, além disso, a extinção da profissão de lavadeira.

  1. Indústria de Lavandaria em Portugal

Esse mercado teve uma expansão enorme após a crise e este segmento só tende a crescer, por vários fatores: o período sazonal, o grande número de turistas e a mudança da cultura das próprias famílias.

Um grande crescimento desse serviço impulsionou as grandes empresas no ramo de franquias (franchising) de lavandarias e self service apresentando ao público seu modelo Express, ideal para pontos comerciais como postos de gasolina e supermercados.

Na análise da concorrência, a abertura de uma lavandaria deve não somente analisar a quantidade de concorrentes diretos na região de interesse, mas sim, a forma de atuação destes, considerando similaridade com os serviços oferecidos, preço e disputa pelo mesmo mercado e canais de distribuição como sendo pontos de diferenciação para se destacar no mercado.

Evolução do Volume de Negócios – Quadro 1

[pic 4][pic 5]

        

Após uma breve análise do Quadro 1, é possivél ressaltar que a região Norte apresentou durante um periodo de dez anos (2008-2017) um aumento de 16,5 % no volume de negócios das empresas prestadoras do serviço de lavagem e limpeza a seco de têxteis e peles, sendo que, só no ultimo ano foi resgistrado em aumento de 6% deste volume, desta maneira, a se basear neste histórico, podemos projetar um constante aumento no volume de negócios neste mercado que demonstra ser cada vez mais promissor.

  1. Indústria de Lavandaria em Braga

O nosso foco principal é a Região Norte de Portugal, especificamente no Distrito de Braga – Concelho Braga, a quarta cidade mais populosa de Portugal, onde está subdividido em 37 freguesias. A união das freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães (reforma administrativa nacional em 2013) e São Vitor juntas correspondem entorno de 24% da população (Censo de 2011).

O objeto de análise como referência será a prestação de serviço da Lavandaria Onda Fresca, a qual encontra-se estruturada há mais de 15 anos na freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães no mercado de lavagem têxtil e pele, serviço de self-service, lavagem a seco, engomadoria e arranjos de costura, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (335.5 Kb)   docx (222 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com