TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Mercado

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

1- Os problemas economicos fundamentais são necessario para que o produtor tenha uma ideia de como produzir da melhor maneira possivel para que ele não tenha uma grande perca na produção, pois isso pode dificultar muito ja que a matéria prima é limitada.

2- Analizando a economia de mercado vemos que realmente existe um fluxo monetario, onde a firma que é a unidade que produz e a familia que é a unidade que consome e detem os direitos da firma e ambos possuem um ciclo entre sí de de pagamentos de serviços que são as comissões e salarios, o pagamento dos bens que é o preço pago pelos produtos e a remuneração dos fatores de produção que são distribuidos as familias que possuem sua propriedade acionaria. Esse fluxo citado assima, de bens, serviçoes e pagamentos que determinam como vão agir nos problemas economicos fundamentais.

3-  Bens Capital: São bens para produção de outros bens e não é consumido por completo no processo de produção. Ex: Maquina indústrial.

Bens de Consumo: Tudo aquilo que atende direta ou indiretamente as necessidades humanas. Ex: Carro.

Bens intermediarios: São bens consumidos completamente no processo de produção de outros bens. Ex: Papel na impressão de um livro.

Fator de produção: Elementos indispensaveis ao processo produtivo de bens e serviços. Ex: Terra (solo)

4- Custo de oportunidade:  É quando se abre mão de produzir algo para produzir outro, assim atendendo a demanda de uma maneira melhor evitando o desperdicio do produto que foi sacrificado para produzir o outro.

CPP: É uma ilustração em um grafíco onde expressa a capacidade maxima de produção de uma empresa, país ou sociedade.

5- Demanda: A demanda é igual a procura, então é a quantidade de bens que os consumidores estão dispostos a adquirir em um certo periodo de tempo aos diversos preços alternativos.

A diferença entre demanda e quantidade demandada é que a demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado periodo de tempo, já a quantidade demandada é um ponto especifico da curva, relacionando um preço a uma quantidade.

Função oferta:  é a relação matematica entre a quantidade de ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do preço do bem a oferta de um bem ou serviço é afetade pelos custo dos fatores de produção.

6- A macroeconomia estuda a economia de uma forma mais ampla, como um todo, focando em grandes agregados, já a microeconomia foca em areas menores, mais espeficas.

7- Aumentar o fator de produção, aumentar a tecnologia, aumentar a qualificação profissional, ou seja, tudo que da suporte ao crescimento economico.

8- No truste uma empresa se une a outra, somando o capital para dominar o mercado e estabelecer o preço que quiser para aumentar o lucro. No cartel um grupo de empresas que fazem um acordo para obter o controle dos preços, niveis de produção e das conções de vendas, visando na pratica a produção de monopolio. E por ultimo o dumping que é o preço abaixo do custo para eliminar concorrentes e conquistar o mercado de uma maneira ampla.

9- O oligopólio é quando um pequeno numero de empresas com volume expressivo possui o controle da maior parte do mercado, e quando só existe uma empresa fornecedora de um produto único que só ela produz. Um exemplo de oligopolio é as industrias de aviação cívil como a TAM, GOL, VARIG, BRA. Agora um exemplo de monopolio é a Petobrás, que é a exploradora de petróleo no Brasil.

10- A concorrencia perfeita, é quando no mercado possui muitos fornecedores, fazendo com que o preço não fique sobre o controle de uma só empresa sobre os produtos homogêneos. Um exemplo de concorrencia perfeita é os produtos hortifrutigranjeiros ou feiras.

11- A moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas para pagamentos de bens ou serviços, e todas essas aceitações são aceitas por leis, por tanto ela tem um curso forçado.

12- A função do banco central é assegurar a estabilidade da moeda, e o controle de crédito, emitir papel-moeda, exerce a fiscalização e o controle dos demais bancos e controla a importação e exportação de dinheiros e materiais preciosos. Ele se dispoes a emitir a quantia de papel-moeda necessaria as transações economicas do pais, autorizar  o funcionamento das instituições financeiras, receber os depositos compulsorios dos bancos comerciais, realizar operações de compra e venda de titulos publicos federais, custodiar e administrar as reservas nacionais em ouro e moedas estrangeiras, controlar o crédito e o capital estrangeiro, representar o governo brasileiro perante os organismos financeiros internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com